É possível que o Chrome já esteja em execução em segundo plano no computador. Para verificar se o Chrome está aberto e forçar um encerramento, siga as etapas abaixo, de acordo com seu sistema operacional.
No painel localizado no lado esquerdo, clique na opção “Barra de tarefas”. Nessa aba, verifique se a opção “Ocultar automaticamente a barra de tarefas no modo de área de trabalho” está ativada. Se estiver, desabilite esta opção.
Se, ainda assim o travamento do Chrome persistir, tente desinstalar o navegador e instalá-lo novamente em seu dispositivo. Para fazer isso, abra o menu iniciar, pesquise pelo “Painel de Controle” e abra-o. Em seguida, clique em “Desinstalar um programa”.
Em casos extremos, se você tentou fechar o Chrome e ele está travado, utilize o comando "Ctrl + Alt + Del" para abrir o Gerenciador de Tarefas. Em seguida, clique com o botão direito em cima do navegador e selecione "Finalizar tarefa" para forçar o fechamento.
Uma boa prática para se ter ao utilizar o Google Chrome é fechar sempre as guias que você não está utilizando, pois o navegador acaba consumindo bastante memória RAM desta maneira. Em alguns casos, apenas fechar as abas pode não ser o suficiente, pois este processo pode não ter sido encerrado devidamente pelo programa.
Caso o aplicativo ainda não abra, faça novamente os passos 1 e 2. Agora, na aba “Configurações”, marque as caixas “Desabilitar otimizações de tela inteira” e “Registrar este programa para reinicialização”. Clique em “Ok” quando finalizar o processo.
O Chrome pode estar já em execução em segundo plano no computador. Para ver se o Chrome está aberto e forçar o encerramento, siga os passos abaixo para o seu sistema operativo:
Nesta mesma seção, caso o Chrome tenha detectado algum app incompatível que esteja comprometendo seu funcionamento, será exibido um novo ícone chamado "Atualizar ou remover aplicativos incompatíveis".
No Windows, há uma maneira de avaliar se ocorreu alguma falha de conexão com a internet. Abra o menu “Iniciar”, clique em “Configurações” e, em seguida, clique em “Rede e Internet”.
Clique no ícone de “Três pontos” no canto superior direito e abra o menu de “Configurações”. Em seguida, role até o final da aba, clique em “Avançado” e, na seção “Redefinir e limpar”, selecione o item “Limpe o computador”.
Podem existir inúmeros motivos pelos quais o Google Chrome esteja apresentando estes problemas. Então, avalie se existe algum tipo de falha na sua conexão com a internet, se você fechou todas as guias que não está utilizando, ou se há a presença de algum malware no seu PC.
Com o tempo, isso pode aumentar o uso de memória do PC, fazendo com que o browser trave com mais frequência. Então, é preciso que você feche e reinicie o navegador, para tentar evitar que este problema ocorra.
Se, ainda assim, o navegador continuar travando, verifique a presença de algum tipo de malware em seu dispositivo. Utilize um antivírus para fazer uma análise ou, se preferir, pode fazer uma varredura com um programa nativo do Google Chrome.
Para fazer isso, clique no ícone de “Três pontos” no canto superior direito e abra o menu de “Configurações”. Em seguida, role até o final da aba, clique em “Avançado” e, na seção “Redefinir e limpar”, selecione o item “Restaurar configurações para padrões originais”.
Muitas vezes os navegadores principais como o Google Chrome acabam nos deixando na mão quando mais precisamos, seja apresentando problemas relacionados ao carregamento de páginas ou até mesmo sua própria execução inicial. Pensando nisso, vou mostrar algumas soluções que podem ajudar a corrigir este problema no Chrome para computadores e notebooks com o Windows 10.
Antes de avaliar os problemas diretamente no navegador, verifique a conexão da sua internet. Se você possui outros browsers instalados, verifique se é possível acessar neles os mesmos sites que você está tentando acessar no Chrome.