Porque junto e separo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Por que (separado e sem acento) - faz a pergunta e nunca vem no final. Por quê (separado e com acento) - faz a pergunta e vem no final. Porque (junto e sem acento) - responde a pergunta. Porquê (junto e com acento) - vem sempre precedido de uma artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral.
Por que separado se escreve tudo junto e tudo junto?
18) Por que “tudo junto” se escreve separado e “separado” tudo junto? Por convenções da língua portuguesa. No caso de “separado”, a curiosidade é que o verbo “separar” vem do latim “separé”, que, por sua vez, deriva da expressão original “se pararé”.
Porque junto com acento frases?
Junto e com acento, “porquê” é sinônimo de “motivo” ou “razão” e funciona como um substantivo, aparecendo sempre antes do pronome “o”, deste modo: Não sei o porquê ele não veio. Este é o porquê de eu preferir almoçar em casa. Não encontro os porquês de não poder esperar aqui fora.
Porque TUdo junto e?
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.