Na tentativa de tornar os nomes anatômicos universais, sob a presidência do professor Wilhelm His9, no ano de 1895, eminentes anatomistas reuniram-se na cidade de Basiléia (Suíça) e fizeram a primeira Nomenclatura Anatômica (Nomina Anatomica), escrita em latim por ser uma língua extinta e não correr mais o risco de ...
A terminologia anatômica além de ser utilizada para descrever as estruturas e achados do corpo humano é feita para padronizar a anatomia. ... De tempos em tempos são feitas revisões na nômina anatômica para atualizar nomes que não se usam mais (p. ex: rótula -> patela), ou para mudar aqueles epônimos (p.
A terminologia consistente é parte essencial de projetos que envolvem documentos científicos e legais. Essa característica aumenta a precisão e a adequação do texto, além de reduzir o tempo gasto com as revisões e edições.
Em anatomia, os planos anatómicos ou planos anatômicos são planos hipotéticos usados para dividir o corpo humano de forma a descrever a localização de estruturas ou a direção dos movimentos. ... O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas).
A posição anatômica serve para padronizar a descrição do corpo humano para todos os profissionais da saúde e anatomistas, ela facilita também a localização das partes do corpo.
A posição anatômica de referência é: primeiramente, ereto, ou seja, em posição ortostática. A cabeça, o olhar e os dedos dos pés voltados anteriormente, ou seja, para frente. Os braços devem estar posicionados ao lado do corpo, e as palmas das mãos voltadas também anteriormente.
Também chamada de posição de estudo anatômico, esse é um posicionamento usado universalmente como referência para estudar o corpo humano. ... Essa posição pode ser descrita como um indivíduo em pé e com a postura ereta, além dos membros superiores rentes ao tronco e os inferiores paralelos.
Em física, a posição de um corpo é a especificação de seu lugar no espaço. A identificação da posição é feita a partir de um vetor, denominado vetor posição, que pode ser escrito em função de um sistema de coordenadas de um certo referencial.
S = S0 + V0.t + a.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos calcular a posição do objeto com base em sua função do tempo.
Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial. Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro.
É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.
No referencial do Sol (parte superior figura), a Terra, além do movimento diurno de rotação em torno de seu próprio eixo, também executa um movimento anual de translação em torno do Sol. ... Esta trajetória anual do Sol em torno da Terra é chamada de eclíptica.