Você sabia que a bússola é um ímã, assim como o planeta Terra? Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.
A imantação é o processo pelo qual um material que não possui características magnéticas torna-se um ímã. Materiais como ferro e ligas metálicas compostas de alumínio, níquel, cobre e cobalto apresentam baixa resistência à imantação e são frequentemente utilizados na composição de ímãs permanentes.
Esfregue o polo norte do ímã no metal, do meio para a ponta. A ação vai fazer com que os átomos de ferro se alinhem em uma direção. Esfregue repetidamente o ímã no metal para ter certeza de que os átomos vão se alinhar. Esfregue o lado negativo do ímã no metal, no mínimo, dez vezes, para começar.
Encoste uma das pontas do ímã na superfície de metal da chave de fenda, indo da base à ponta (e somente nessa direção). Isso faz com que os campos magnéticos da ferramenta e do ímã em si se alinhem. Se a chave de fenda é muito grande, você pode magnetizar a metade que fica mais próxima da ponta.
Um imã temporário simples pode ser feito com um pedaço pequeno de metal – como um clipe – e um imã de geladeira. Reúna esses itens e traga consigo, também, um pedaço pequeno de metal (como uma agulha ou um brinco). Esse pequeno pedaço de metal será usado para testar as propriedades do clipe magnetizado.
Os ímãs naturais são feitos de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita. Já os artificiais, são constituídos de materiais sem propriedades magnéticas, mas que podem adquirir características de um ímã natural.
Faça um Eletroímã Simples. Consiga itens magnéticos. Para fazer um eletroímã, uma corrente elétrica deve passar através de um pedaço de metal, o que cria um campo magnético. Então, para fazer um eletroímã simples, você vai precisar de uma fonte de eletricidade, um condutor e metal.
Um solenoide, quando percorrido por corrente elétrica, cria um campo magnético em seu interior e exterior (figura a) apresentando assim uma configuração de campo magnético semelhante ao de um ímã em forma de barra, então dizemos que ele se constitui um eletroímã, ou seja, um ímã obtido por meio de corrente elétrica.
750 Ímã de Geladeira Personalizada: R$104,99 | 360imprimir.
Coloque uma gota de cola sobre o imã. A cola quente é adequada para itens de madeira, espuma, papel e plástico leve, enquanto a cola industrial é ideal para objetos mais pesados de plástico, metal ou vidro. Coloque cola mesmo se o imã tiver uma cobertura adesiva, pois ela provavelmente não é muito forte.
Numa folha A4 você pode imprimir 24 ímãs de geladeira no tamanho 4,5 x 5 cm. O próximo passo é configurar a sua impressora para impressão em papel fotográfico. Daí é só fazer a impressão dos ímãs. Depois de imprimir os ímãs, pegue o rolo de manta magnética e abra sobre uma mesa.
Faça Você Mesmo: imã com animais de plástico
Como eu posso colar um imã? Para colar os imãs recomendamos a cola Fix Tudo para a maioria das aplicações. Não recomendamos a cola quente, pois sua temperadura pode desmagnetizar os imãs de neodímio. Super Bonder também não é indicado já que pode danificar o revestimento dos neodímios.
Passe a cola no imã e no verso das pastilhas, espere secar um pouco a cola até que ela fique naquele ponto que levanta “gruda” no dedo (não precisa ficar adorando a coisa com essa cara de pamonha) e depois una as duas superfícies. Agora é só cortar com o estilete e fazer o acabamento certinho usando uma tesoura.
neodímio
Como criar um abridor de garrafas personalizado em 5 passos