A ausência de sons é como uma espécie de jejum, uma privação incômoda que, no mundo contemporâneo, não tem muito espaço, nem é muito apreciada. ... Só para ouvir algum som. Às vezes, o silêncio absoluto se assemelha a uma solidão monstruosa, como um abandono insuportável.
O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta. Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.
Resposta. Resposta: Aprende com o silêncio a ouvir os sons interiores da sua alma, a calar-se nas discussões e assim evitar tragédias e desafetos. Aprende com o silêncio a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, na briga mais acalorada, na discussão entre familiares.
São várias atividades que podemos incluir na nossa rotina e que nos ajudam a exercitar o silêncio. Com por exemplo: a meditação, a oração, a reflexão ou a gratidão. Todas elas servem para relaxar o corpo e a mente. Acalmar o espírito e reforçar a presença total no momento presente.
Calar quando a gente está sofrendo, é prova de fé e de heroísmo, e muito agrada a Deus. Mas calar diante do sofrimento dos outros pode ser omissão; e calar diante da injustiça, pode ser fraqueza. Calar quando o outro está falando, é delicadeza, respeito, dignidade. ... Deus fala suave em nosso coração, mas no silêncio.
Não basta falar na hora certa. Saber silenciar em algumas delas, é “falar o certo” no momento apropriado. É a demonstração da gentileza, respeito, carinho e obviamente sabedoria também. Por vezes precisamos de algumas palavras que nos corrijam com delicadeza, incentivem, motivem…
4 dicas para falar com quem não quer escutar
Aprendendo a ouvir mais
Confira abaixo 6 dicas pra ouvir (alguém) mais empaticamente e melhor.
Escutada, entendida e bem interpretada. Se você apenas ouvir, vai ser como se não estivesse prestando atenção, afinal, nós conseguimos ouvir mesmo sem prestar atenção, mesmo focados em alguma outra coisa, nossos ouvidos continuam a funcionar, mas o cérebro não "foca" no que a pessoa está falando de verdade.
Resposta:1) Sim. A empatia se relaciona à aqueles que escutam, trazendo mais construção na relação. 2) A melhor qualidade seria a de escutar e aprender a interpretar o que ouvimos, trazendo uma forma de compreensão melhor aqueles a sua volta. Ou seja, para ter um conhecimento mais aprofundado de algo, antes de dizer.
Saber ouvir o diferente soma muito mais para seu próprio desenvolvimento e para a empresa. Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e consequentemente melhorar seu relacionamento interpessoal. Precisa de ajuda para desenvolver seu lado empático, suas habilidades de escuta e inteligência emocional?
Saber ouvir significa considerar e, por um momento, tentar sair de sua própria pele a fim de procurar sentir o que o outro sente e deseja comunicar. Assim, tentando abraçar sem julgamentos a experiência ou angústia alheia, essa é a tal da empatia que muitos falam, mas poucos sabem o que ela significa na prática.
Saber escutar é uma arte, facilita a compreensão e torna a comunicação mais eficiente. ... Escutar significa ouvir com atenção, havendo entendimento e compreensão daquilo que interessa. Entender significa entender superficialmente, não sabendo explicar, apenas entendendo aquilo que o ouvido está captando.
Saber ouvir é, de fato, o começo para uma comunicação eficiente, aquela que inspira e que leva à concretização de algo maior. Por essa razão, procure prestar atenção naqueles com quem dialoga, sejam seus clientes, seus liderados, seus líderes, seu público.
Perceber sons com o ouvido: 1 escutar, perceber, entender, sentir. Ouvir com atenção: 2 atentar.