As argamassas absorvem facilmente a água e reagem endurecendo. Dessa forma elas não podem ficar armazenadas em contato direto com o solo e paredes.
Confira uma dica básica caso isso aconteça com você: Coloque o cimento em uma peneira e, usado equipamento de proteção, como óculos e luvas, vá peneirando todo o material, o que ficar retido deve ser descartado, aperte bem para aproveitar o máximo possível do material.
COMO REMOVER CIMENTO DE PISOS DE CERÂMICA?
Para remover os restos de cimento, o ácido precisa estar bem concentrado, o que faz mal a saúde de quem estiver aplicando e ao chão também. O mais correto é proteger o piso com papelão assim que ele recebe o rejunte que é para não ter cimento grudado nele depois.
Para remover o cimento, você precisa de um produto levemente ácido, já que ele é de origem mineral (alcalina). Passar água, esponja de aço, bucha, ainda não vai resolver nesse ponto, já que você precisa remover o material antes, o que você pode fazer utilizando vinagre ou limão combinados com água fervente.
Para retirá-los, use saponáceo diluído em água e esfregue com uma esponja dura. Em seguida, aplique vinagre branco diluído em água e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar novamente.
Como preparar o removedor para cera Em um balde plástico limpo, adicione 2,5 litros de Água e sob agitação dissolva bem junto o Hidróxido de Sódio, cuidado com o hidróxido de sódio, use luvas e óculos de proteção, adicione devagar para não espirrar no corpo ou olhos.
Tente esfregar os azulejos com uma esponja de aço inoxidável. Raspe o local. Se você tiver algumas manchas grandes, tente raspá-las usando uma chave de fenda para tirar a pior parte e depois passe a esponja de aço.
Segure a furadeira de impacto com a serra no lugar, permanecendo paralela à parede, e insira a serra através do cimento para retirá-lo da parede.
Basicamente, a remoção de argamassa de pisos e de paredes segue o mesmo princípio e pode ser realizado com máquinas elétricas, cinzel, martelo e espátula, além da lixadeira para remover argamassa e resinas restantes.
É melhor raspar o gesso do teto com um ciclo ou uma espátula com uma alça longa. Com esses dispositivos, você pode remover o revestimento com as duas mãos.
Faça um buraco no meio do azulejo com o martelo e o formão e vá retirando os pedaços aos poucos. 5. Depois de retirado o azulejo, é provável que fique um resíduo de material na parede. Use o martelo e o formão para retirar as arestas e nivelar a parede.