Para que serve o obi no candombl? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.
Como é feito o obi?
O fruto utilizado deve ser o que possui quatro gomos, chamado de Obi Abatá, sua divisão deve ser natural, ou seja é proibido o uso de faca ou qualquer material cortante, para dividi-lo em quatro partes, se naturalmente ele só contiver duas partes.
Qual a diferença entre Bori e obi?
Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto. É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos orixás.
Qual o poder do obi?
Olodunmare chama os homens para retornarem ao seu lar, porém nem mesmo a morte é capaz de apagar as lembranças os feitos de grandes homens. Obi é um elemento muito importante no culto de Vodun, Orisa e Nkise. A noz de cola, Obi, é o símbolo da oração no céu.
Para que serve o Orobô?
Orobô ou orobó (em iorubá: orogbo), cujo nome científico é Garcinia kola, é um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé. ... Utiliza-se também no preparo do abô, sasanha e da comida ritual especificamente nas oferendas de Airá.
O que é tomar um bori?
Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”. A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé.
O que acontece após o bori?
Depois do bori, o abiã torna-se um participante, assistindo às cerimônias dedicadas aos Orixás cultuados no terreiro, servindo para sua familiarização com os participantes da seita. ... Os objetos são sacralizados durante a raspagem e transmitem-se os cuidados, que variam de acordo com a qualidade de cada orixá.
Porque comer Obi?
Isso porque, o obì é o fruto sagrado imprescindível em qualquer cerimônia do Candomblé e tem o poder de nos unir na fé, nos conectando com o àṣẹ (força dos Orixás).
O que é Orobó na Umbanda?
Orobô ou orobó (em iorubá: orogbo), cujo nome científico é Garcinia kola, é um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé.
O que significa a palavra Orobô?
Significado de Órobo substantivo masculino Gênero de plantas leguminosas papilionáceas, (vicia ervilia, Lin.), também conhecido por gero e ervilha-de-pombo.
O que acontece quando se toma Bori no candomblé?
O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.
O que tem dentro de uma quartinha?
Quanto a cor e montagem da quartinha, cada casa ou pessoa segue o que os Orixás ou Entidades mandam. Podendo usar somente água, ou água com ervas, cachaça, vinho, champanhe. Cada entidade passa a forma que quer que seja montada. Porém para assentamento de anjo de guarda é sempre usada somente a água.
O que significa Oboró?
Oboró é um termo que, em Yorubá, é usado para designar orixás do sexo masculino. Entre os problemas apresentados estão a hipersexualização do corpo negro, a busca pela perfeição em troca de um lugar ao sol e os riscos de habitar uma pele preta, entre outros.