A cânfora é uma planta medicinal rica em óleos essenciais e aromáticos, com propriedades antissépticas, descongestionantes, calmantes, anti-reumáticas e analgésicas, sendo, por isso, popularmente utilizada para contusões ou reumatismo.
A aromaterapia é uma técnica que utiliza o aroma e as partículas liberadas pelos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. No caso do óleo essencial de cânfora, a aromaterapia pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, tensão emocional ou estresse, pois tem propriedades calmantes e sedativas.
A cânfora é um composto orgânico da classe dos terpenos que é comumente utilizado na composição de cremes, loções e pomadas. Trata-se de um óleo essencial extraído do tronco das árvores de cânfora que é purificado por meio do processo de destilação.
Use a cânfora sempre de acordo com as instruções do fabricante e nunca aplique quantidades maiores do que as recomendadas. Intoxicações com cânfora podem ser graves e causar sintomas como ardor na boca e na garganta, além de náuseas e vômitos. A moderação é a chave para evitar problemas com o uso excessivo de cânfora e aproveitar os benefícios dessa substância com responsabilidade.
Em um copo com os 200 ml de álcool, coloque as 15 pedrinhas de cânfora. Espere até que as 15 pedras derretam por completo, deve levar uns 2 minutinhos. Jogue essa mistura dentro do borrifador e complete com mais um copo de álcool. O produto está pronto para ser usado.
Mulheres grávidas ou amamentando não devem usar a cânfora, já que não se sabe ao certo se o composto pode fazer mal para a saúde do bebê.
Tosse e frio: Ferva folhas de cânfora na água por cerca de dez minutos e inale o vapor. Quando a cânfora é inalada em forma de vapor, ela forma um revestimento em torno das superfícies internas dos órgãos respiratórios, desta forma, ajuda a reduzir a irritação da garganta e ajuda no tratamento da bronquite.
Outra forma de fazer a aromaterapia com o óleo essencial de eucalipto é colocar 2 a 3 gotas do óleo essencial de cânfora em um pouco de água, no interior de um aromatizador elétrico ou num difusor de ambiente. A quantidade de água utilizada varia de acordo com a capacidade do aromatizador elétrico ou do difusor. A nuvem de fumaça ou vapor formado, permite liberar o aroma por todo o cômodo.
Um dos principais usos do álcool de cânfora é sua capacidade de curar a inflamação da pele e do tecido muscular, causada por ferimentos leves, picadas de insetos, entorses e distensões.
Também existem relatos sem provas científicas de que a cânfora pode ser benéfica no tratamento de hemorroidas, verrugas, flatulência, ansiedade, depressão, espasmos musculares, dores de ouvido, acne, perda de cabelo e baixa libido.
O Álcool Canforado é um produto muito usado como sedativo muscular, alivio das dores das contusões, luxações, torções, dores no pescoço, pernas e braços. O Álcool canforado tem efeito refrescante trazendo alivio à sensação de dor.
Os benefícios promovidos pela cânfora são muitos. Além do seu poder anti-inflamatório, a planta tem propriedades estimulantes, descongestionantes e antissépticas. A lista de benefícios vai além disso e beneficia vários órgãos do corpo humano.
A arnica ajuda a diminuir a dor e a tratar a distensão muscular causada por atividades físicas ou no caso de torcicolo, por exemplo, devido às lactonas na sua composição com ação anti-inflamatória e analgésica.
Para fazer a aromaterapia com a cânfora deve-se colocar 2 a 3 gotas do óleo essencial em uma bola de algodão, e inspirar profundamente o aroma, segurando o ar nos pulmões por cerca de 2 a 3 segundos, antes de expirar. Repetir a inalação de 3 a 7 vezes, várias vezes por dia.
Adicionar as gotas de óleo essencial de cânfora na água fervente. Em seguida, deve-se cobrir a cabeça com uma toalha aberta, de modo que cubra também o recipiente contendo a solução do óleo essencial de cânfora. Inclinar a cabeça sobre o recipiente e inspirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia. Esta toalha ajuda a manter o vapor da solução por mais tempo.
A Cânfora Bendit também é indicada para uso farmacêutico, dissolvido em álcool, com ação anti-infecciosa. Modo de usar: Colocar os tabletes de cânfora em gavetas, sapateiras, armários e caixas. Pode ser usado também em banheiros e outros ambientes.
Se a cânfora for usada de forma excessiva ou em uma versão muito concentrada, podem ocorrer efeitos adversos como vermelhidão e irritação local. Além disso, a cânfora não deve ser usada na pele que estiver com alguma ferida ou rachadura, já que o corpo pode absorver níveis potencialmente tóxicos da substância. Também é indicado evitar o contato da cânfora com os olhos.
Produtos contendo cânfora são muito utilizados por atletas ou pessoas que precisam de alívio para dores, espasmos ou cãibras musculares, por exemplo.
A cânfora também é extraída da madeira da planta da cânfora ( Cinnamomum camphora ). Esta planta, vista na Figura 3, é encontrada em muitas partes da Ásia, principalmente em Sumatra, Indonésia e Bornéu.
A cânfora pode ajudar a suavizar os sintomas da doença, já que ela pode provocar a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sobre o nervo craniano.