O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel importante para diversas funções do organismo, como manter a saúde do cérebro, evitar doenças cardiovasculares, prevenir a anemia, participar da formação do sistema nervoso do bebê.
Sendo assim, é eficiente para melhorar a concentração, motivação e principalmente a memória.
Bom para a pele, unhas e cabelos: Todo o complexo B, incluindo o folato, tem papel importante na saúde da pele, unhas e cabelos. O folato ajuda no crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, deixa a pele com um brilho saudável e com a oleosidade controlada.
Por fim, recém-nascidos acometidos com baixos níveis de ácido fólico apresentam dificuldade para crescer e ganhar peso e malformações no cérebro como a fenda palatina, que acontece quando o bebê nasce com o céu da boca exposto.
O ácido fólico é encontrado em alimentos como feijão, levedura de cerveja, espinafre e costuma ser muito utilizado como suplemento.
Muitos suplementos possuem ácido fólico em sua composição, já que ele é de extrema importância para o crescimento saudável dos pequenos.
Estudos realizados na Hungria pelo pesquisador Andrew E. Czeizel são considerados ponto de referência decisivo na área de prevenção de defeitos do tubo neural. Um estudo realizado com quase 5.500 gestantes, concluiu que o uso de suplemento vitamínico, contendo 0,8mg de Ácido Fólico, reduz o aparecimento de bebês com malformação do tubo neural, assim como do trato urinário e do sistema cardiovascular, além de diminuir os sintomas de enjoos, náuseas e vômitos durante o primeiro trimestre de gravidez. Também restringe a incidência de partos prematuros e melhora a qualidade do leite materno.
O ácido fólico pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, nas doses de 2 mg ou 5 mg por comprimido, com os nomes comerciais Folifolin, Endofolin, Folacin, Acfol ou Femme Fólico, e deve ser usado na com orientação médica.
Seu déficit também está associado a nascimentos prematuros e ao baixo peso do bebê ao nascer. Por último, mas não menos importante, o ácido também é responsável pelo alargamento do útero e crescimento da placenta, fatores indispensáveis para uma gestação saudável2.
A ingestão de doses maiores do que a indicada não acarretam em sintomas relevantes, porém devem ser evitadas doses superiores a 15mg/dia. Na ocorrência de superdosagem, medidas sintomáticas devem ser necessárias.
Na maior parte das vezes a deficiência de folato é assintomática. Em casos graves pode haver fadiga, falta de ar após esforço leve, dor de cabeça e feridas na boca. O diagnóstico é feito pela dosagem de ácido fólico no sangue.
A suplementação com ácido fólico geralmente é recomendada em casos de deficiência dessa vitamina, quando se tem anemia, para gestantes e mulheres que estão amamentando, devendo ser feita com orientação de um médico. Veja como usar o suplemento de ácido fólico.
Contudo, ele também é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. O ácido fólico é extremamente importante para o crescimento dos pequenos, já que atua diretamente na divisão celular e na síntese proteica2 3.
Excipientes: celulose microcristalina + lactose, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, talco, polissorbato 80, macrogol, dióxido de titânio, amarelo de quinolina laca de alumínio, amarelo crepúsculo laca de alumínio, copolímero de ácido metacrílico e acrilato de etila, simeticona, citrato de trietila.
Um exemplo deles é a Addera + Imunidade Kids. O suplemento infantil desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, foi feito para manter a imunidade das crianças em dia, elevando os índices de nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.