Para Que Bom A Ranitidina?

Para que bom a ranitidina

A Ranitidina é um medicamento anti-ulceroso, pois protege o revestimento do estômago. É comercializado com os nomes Antak, Label, Ranitil, Ulcerocin ou Neosac, e está disponível nas versões comprimido, xarope ou injetável, nas opções 150 e 300 mg.

A versão comprimidos de 150 mg de Ranitidina contém, por comprimido, 168 mg de Ranitidina e excipientes (álcool etílico, dióxido de titânio, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona, celulose microcristalina, hipromelose/macrogol e dióxido de silício).

Medicamentos

A ranitidina é um remédio geralmente bem tolerado, no entanto, embora sejam raros, podem surgir efeitos colaterais como respiração ofegante, dor ou aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, febre, erupções cutâneas ou fissuras na pele e sensação de fraqueza, principalmente quanto a pessoa fica em pé.

Prevenção do desenvolvimento de úlceras, que possam aparecer como efeito colateral do uso prolongado de medicamentos com agentes anti-inflamatórios da classe não-esteroidais, como diversas medicações usadas para tratar problemas de artrite;

A ranitidina está contraindicada para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar, que estão a amamentar e para pessoas com alergia ao Cloridrato de Ranitidina ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Mecanismo de Ação

Antes de tomar ranitidina, informe o seu médico se estiver a tomar triazolam ou midazolam. Talvez você não consiga usar a ranitidina, ou pode precisar de ajustes de dose ou testes especiais durante o tratamento.

É recomendada a regular supervisão de pacientes com úlcera péptica que estejam utilizando medicamentos antiinflamatórios não esteroidais, especialmente idosos.

Interacções Medicamentosas 

(Excipientes: álcool etílico, dióxido de titânio, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona, celulose microcristalina, hipromelose/macrogol e dióxido de silício).

Devido à elevada especificidade de ação do Cloridrato de Ranitidina, não se prevê a ocorrência de problemas significativos com eventual superdosagem. Se necessário, deve-se instituir terapia sintomática e de suporte, assim como a remoção do Cloridrato de Ranitidina por indução de êmese ou lavagem gástrica.

Bula de Ranitidina

Bula de Ranitidina

Amostras de sangue colhidas após uma única dose intravenosa (IV) de Cloridrato de Ranitidina (2,4 mg/kg) em 27 recém-nascidos a termo, sem insuficiência renal ou hepática, revelaram os seguintes dados farmacocinéticos: meia-vida de eliminação = 3,45 horas; volume total de distribuição = 1,52 litros/kg; depuração plasmática total = 5,02 mL/kg/minuto.

Em estudo clínico aberto, não controlado, prospectivo e consecutivo em 49 crianças e adolescentes de 1 ano e 1 mês a 17 anos e 3 meses (mediana = 7 anos e 8 meses) de ambos os sexos com esofagite de refluxo, administrou-se Cloridrato de Ranitidina (4 mg/kg) em 2 doses durante 8 semanas, associada à terapia postural e dietética. Após o diagnóstico endoscópico de esofagite, os pacientes foram avaliados clinicamente antes e durante o tratamento: após 8, 15, 30 e 60 dias.

Ranitidina para que serve?

Em estudo com 12 crianças, foram avaliados os parâmetros farmacocinéticos e farmacodinâmicos do Cloridrato de Ranitidina em pacientes com úlcera gástrica ou duodenal documentadas. Inicialmente, a medicação foi administrada por via EV, para avaliar a concentração sérica necessária para obter-se a supressão gástrica em pelo menos 90% e posteriormente foram calculadas as doses orais correspondentes, as quais foram administradas em dias separados da formulação endovenosa.

Alguns sintomas podem realmente ser sinais de uma condição mais séria. Obtenha ajuda médica imediatamente se tiver: azia com tontura, tonturas, dor no peito, maxilar, braço, ombro (especialmente com falta de ar e sudorese incomum) ou perda de peso inexplicada.

Como a Ranitidina Age no Organismo

Antes de usar ranitidina, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ela, ou a outros bloqueadores de H2 (cimetidina, famotidina, nizatidina), ou se tiver outras alergias. Este medicamento pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

A hemodiálise reduz os níveis circulantes de Cloridrato de Ranitidina. Recomenda-se uma dose diária de 150 mg, à noite, por quatro a oito semanas. Em pacientes sob diálise peritoneal crônica ambulatorial ou hemodiálise crônica que estejam fazendo o uso de Cloridrato de Ranitidina, 150 mg do medicamento devem ser tomados imediatamente após a diálise.

Ranitidina na gravidez

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

A Ranitidina xarope 15 mg/ml contém, a cada 1 ml, 16,8 mg de cloridrato de ranitidina e 1 ml e excipientes (ácido ascórbico, ciclamato de sódio, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, sacarina sódica di-hidratada, metabissulfito de sódio, sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, glicerol, aroma de banana, aroma de groselha e água purificada).

Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais

O Cloridrato de Ranitidina é excretada por via renal. Em pacientes com insuficiência renal severa (clearance de creatinina abaixo de 50 ml/min) poderá ocorrer acúmulo de Cloridrato de Ranitidina, como resultado de elevadas concentrações plasmáticas.

A análise descritiva dos valores obtidos em estudo realizado com 34 voluntários sadios com administração de dose única de solução oral de Cloridrato de Ranitidina 40 mg/mL, com desenho Crossover 2x2 padrão, comparando-se aos valores obtidos com a administração de Cloridrato de Ranitidina xarope 150 mg/10 mL, com amostras coletadas no intervalo de 0 hora até 12 horas, visando avaliar os parâmetros farmacocinéticos de Cloridrato de Ranitidina solução oral, está resumida na tabela abaixo.

Wikipedia PT

Porque proibiram a ranitidina?

A comercialização dos últimos lotes deste fabricante também está proibida por enquanto, assim como o uso por parte das indústrias farmacêuticas. O motivo foi a detecção de níveis altos de N-nitrosodimetilamina (NDMA), componente que pode ser cancerígeno.

Qual o similar do Antak?

Neosac 300mg, caixa com 20 comprimidos revestidos.

Como a Ranitidina age no organismo?

A Ranitidina é um remédio antagonista dos recetores h3 da histamina, inibindo assim a produção de ácido pelo estômago, induzida pela histamina e gastrina. Isto favorece a cicatrização da gastrite, de úlceras pépticas do estômago e do duodeno, e previne o surgimento do mal estar e azia e de outras complicações.

Qual remédio que substitui o Label?

Medicamentos Similares do Label Gotas
  • Ranitil Xarope 15mg/mL, caixa com 1 frasco com 120mL de xarope + copo dosador. ...
  • Ranitidina - LFM 150mg, caixa com 500 comprimidos revestidos. ...
  • Ranition 150mg/10mL, caixa com 1 frasco com 120mL de xarope. ...
  • Ranition 150mg/10mL, caixa com 50 frascos com 120mL de xarope.
Mais itens...