O Carbonato de Sódio é utilizado nas indústrias químicas em geral, na preparação de carbonatos, fosfatos, na indústria de vidros, sabões e detergentes (atuando como emulsificante, alcalinizante e reduzindo a dureza da água, que pode reduzir a sua eficiência), cerâmica, papel, têxtil, metalurgia, petroquímica, estações ...
O que é e para que serve o Carbonato de cálcio. O Carbonato de cálcio é um remédio que pode ser usado em diferentes doses para repor o cálcio no organismo, para quando as necessidades deste mineral estão aumentadas, para o tratamento de doenças ou mesmo para diminuir a acidez do estômago.
O bicarbonato de sódio, cuja fórmula molecular é NaHCO3, é um composto químico natural e classificado como um sal. Ele atua como um agente neutralizante, ajudando tanto na redução de alcalinidade quanto na de acidez, pois sua ação é no sentido de deixar o meio com o pH o mais próximo possível de 7, o valor neutro.
O thermonatrite (Na 2 CO 3 .H 2 O), sódico (Na 2 CO 3 · 10H 2 O) e de trona (Na 3 (HCO 3 ) (CO 3 )? 2H 2 O, são as principais fontes naturais de carbonato de sódio, especialmente o mineral da cadeira alta, representado na primeira imagem.
Apesar de suas numerosas aplicações, é importante manusear o carbonato de sódio com cuidado. Em contato com a pele, pode causar irritações, e quando inalado, pode afetar o sistema respiratório. Sempre é recomendado usar equipamento de proteção individual ao trabalhar com esta substância.
O cálcio é responsável pela estabilidade estrutural e fisiológica dos tecidos das plantas, juntamente com outras substâncias, ele regula os processos de permeabilidade das células e tecidos; também tem função de ativador enzimático.
O sulfato de cálcio é parcialmente solúvel em água e é uma das causas da dureza permanente da água. É usado na produção de certos tipos de tintas, cerâmicas e papel. As formas que ocorrem na natureza são usadas na produção de ácido sulfúrico.
A pulverização nas plantas deve ser realizada, após elas terem sido irrigadas, nas temperaturas mais amenas do dia (pela manhã). Já como cobertura lateral, devem ser utilizados 1,59 kg de nitrato de cálcio em 30,48 metros. A aplicação deve ser feita no solo, sem que o fertilizante entre em contato com as plantas.
Na verdade, os hidratos de Na 2 CO 3 (Na 2 CO 3 · 10H 2 O, Na 2 CO 3 ? 7H 2 O, Na 2 CO 3 ? H 2 O, e outros) são uma maior abundância do que o sal anidro.
Novamente, embora os íons CO 3 2 e Na + diferam em tamanho, suas interações eletrostáticas são muito eficientes e mantêm uma rede cristalina estável.
As informações contidas neste site são apenas para fins de informação geral. Não assumimos nenhuma responsabilidade pelas consequências que possam surgir do uso das informações deste site. A menção de nomes de empresas ou produtos específicos não implica qualquer intenção de infringir seus direitos de propriedade.
O calcário deve ser espalhado uniformemente ao longo do terreno, o que aumenta a superfície de contato e facilita a reação. No caso de solos ácidos e com calagem superior a quatro toneladas por hectare, é recomendável a aplicação parcelada do calcário.
Na + é acompanhado por outras espécies iônicas nesses sólidos; Destes, o carbonato de sódio é apenas mais um presente na natureza. Desde então, tem sido usado em todas as civilizações ao longo dos tempos. Essas civilizações encontravam naquele pó branco acinzentado propriedades benéficas para suas casas e seu povo.
É fundamental descartar o carbonato de sódio de maneira responsável. Embora não seja altamente tóxico, despejar grandes quantidades deste composto em sistemas de água pode alterar o pH e afetar a vida aquática. O manejo adequado e o descarte em instalações de tratamento são essenciais para prevenir impactos ambientais negativos.
É um sal básico; isto é, dissolvido em água gera uma solução com pH maior que 7. Isso ocorre devido à hidrólise do CO 3 2– , cuja reação libera OH – no meio:
Suas propriedades mudam à medida que incorpora uma molécula de água em sua estrutura cristalina. Como a água pode formar ligações e íons de hidrogênio “espaço aberto” entre eles, o volume do cristal aumenta e a densidade do hidrato diminui. Por exemplo, para o Na 2 CO 3 · 10H 2 O, a sua densidade é de 1,46 g / mL.
Qualquer pessoa pode vir aqui, aprender o básico da ciência dos materiais, propriedades dos materiais e comparar essas propriedades. Sinta-se à vontade para fazer uma pergunta, deixar comentários ou dar uma olhada em um de nossos artigos.