Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.
A explicação é a seguinte: Os Inconfidentes Mineiros, considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam- se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana.
Essa expressão, comumente utilizada por nativos das Minas Gerais, pode ser utilizada como vírgula, interjeição, interrogação ou qualquer pausa ou flexão na forma falada. a definição mais aceita pelos acadêmicos é a de que "Uai é uai, uai!" Você vai para casa?
História. A característica do dialeto mineiro apareceu durante o século XIX, após a decadência da mineração. O estado sofreu influência do dialeto do Rio de Janeiro no sudeste, enquanto o sul e a região do Triângulo Mineiro passaram a falar uma mescla entre o dialeto caipira (com o "R" retroflexo) e o dialeto mineiro.
Um clássico mineiro, trem pode significar praticamente qualquer coisa, objeto ou comida. Tudo pode ser um trem. Pode pegar aquele trem ali para mim? Estou com vontade de comer um trem bom hoje.
Expressão que designa algum ocorrido bom, legal.
3. Porque mineiro fala 'trem'? Para a estudiosa Jânia Ramos, da UFMG, a palavra “trem” deriva do latim “trabere”, verbo que significa “tirar, ou puxar alguma coisa, arrastar”. ... Dessa forma, a palavra que, para os mineiros, se refere a praticamente tudo, teve sua origem séculos atrás.
Dizem que o mineiro é velhaco, esperto, desconfiado, mas, na realidade, esses adjetivos são dados pelos que entram em uma negociação com os mineiros querendo apenas ganhar, pois, na verdade, os mineiros também são conhecidos como hospitaleiros, hábeis negociadores e políticos.
O mineiro é um nômade. Primeiro em sua própria terra. Mas o mineiro não emigra como o nordestino, com a intenção de voltar. Como um índio, quando o mineiro parte, leva a família, os animais, as sementes, a saudade e um pedaço de queijo.
Mineiros têm a fama de ser 'come quieto', prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.
A expressão, bastante popular, quer dizer ir aos pouquinhos. Aprendemos com nossas avós que mingau quente deve ser comido pelas beiradas, para não queimar a boca. Em Minas, a expressão cai como uma luva: quando algo parece muito difícil, o mineiro prefere ir devagar, sem pressa, até alcançar o objetivo.
"Quem come quieto come duas vezes" mas também se não comer bem, não come nunca mais.
Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância, ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado; é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida.
Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior riqueza cultural, principalmente em relação a história do país. As cidades praticamente contam a história do Brasil por meio de suas construções antigas, ruas em pedras e cenários de grandes acontecimentos históricos.
Quando questionada sobre sua orientação sexual, já que por muito tempo especulou-se que a cantora seria lésbica, Roberta Miranda mandou uma direta. "Amigo, eu parto do seguinte princípio: quem come de tudo não passa fome", disse. A cantora revelou ainda que é viciada em Instagram.
Quem nasce em Minas Gerais é mineiro.
Todo mineiro que se preze aprecia uma boa comida feita no fogão a lenha, um doce caseiro acompanhado de um queijinho, e um cafezinho coado na hora e servido na caneca esmaltada. Essas são algumas referências de Minas e que hoje em dia podem ser encontradas em muitos lugares.
O estado de Minas Gerais, para mim é símbolo de riquezas e acolhimento. Como sou mineira, sou suspeita para falar, mas acho que o estado é dotado de diversas qualidades. Quando me refiro às riquezas, nas estou falando apenas de valor material: temos lindas cidades, pessoas acolhedoras, comidas deliciosas.
Mias Gerais é responsável por representar as maiores riquezas minerais do Brasil, de forma a agregar muito valor ao Brasil. Nesse ano de 2020, Minas Geras comemora 300 anos de suas existência é nada melhor do que comemorar essa data ressaltando suas riquezas.
O estado de Minas Gerais representa, a partir de estudos, percepções e experiências pessoais, um reduto e exemplo da capacidade criativa e do esforço do brasileiro, um estado com imensa riqueza histórica, artística, cultural e humana.
Falando em aspectos geográficos, Minas Gerais possui o relevo caracterizado pelos planaltos com escapas. Além disso, o clima é tropical de altitude e a temperatura média é de 20º C. Dessa forma, o estado apresenta a chuva e a seca como as estações mais definidas.