Onde Se Localiza O Vulco No Brasil?

Onde se localiza o vulco no Brasil

Vulcão-escudo: é capaz de expelir enormes quantidades de material magmático que percorrem longas distâncias, formando uma larga montanha remetente a um escudo.

O Brasil encontra-se em uma região de baixa atividade geológica, sobre a placa Sul-americana, distante do contato entre placas tectônicas. Portanto, considera-se que não existam vulcões ativos no território brasileiro. No entanto, durante a Era Mesozóica, entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás, houve um processo de forte atividade vulcânica no território que hoje compreende o Brasil.

Vulcões e terremotos

Os corpos vulcânicos, ou seja, os grandes volumes de magma solidificados desta época, sofreram com a ação do intemperismo ao longo de milhares de anos, modificando a paisagem e a transformando como a conhecemos hoje. “Aquele vulcão criado há 130 milhões de anos já não tem a forma de um vulcão. Ele foi desgastado pelo tempo e o que sobra são resquícios do que existiu ali”, disse Besser.

O Brasil (assim como boa parte da América do Sul e da porção sul do Oceano Atlântico) está localizado bem acima da placa tectônica Sul-Americana. Como o vulcanismo, ou seja, a erupção de rocha derretida, só ocorre nas áreas de encontro entre as placas tectônicas, o território brasileiro está bem afastado desta região e é justamente por isso que ele não sofre com a ameaça de uma erupção vulcânica.

Portanto, o vulcanismo só ocorre, em sua maioria, nos limites entre as placas tectônicas, pois é ali que o calor e pressão do interior do planeta escapam na forma de vulcões. A dorsal mesoatlântica, localizada entre 5 a 6 mil metros de profundidade no meio do Oceano Atlântico, é uma região próxima ao Brasil onde ainda ocorrem vulcões — conhecidos como vulcões submarinos.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

Caldeira: possuiu um grande diâmetro, entre 15 km2 e 100 km2, podendo ser formado em horas ou dias. É caracterizado pela saída violenta de gases do interior do planeta.

São comumente conhecidos três tipos de erupções vulcânicas, sendo elas: erupções efusivas, quando o extravasamento da lava ocorre de forma tranquila e lenta, sem explosões. Esse tipo de lava solidifica-se de forma lenta, sendo que os gases também são liberados vagarosamente; erupções explosivas, as quais são aquelas em que o extravasamento ocorre de forma rápida e violenta, e a lava solidifica-se de forma rápida, o que ocasiona a obstrução da saída dos gases. E ainda, as erupções mistas, quando se intercalam momentos de explosão e de emissão mais lenta.

Curiosidades sobre vulcões

Gatto disse que a costa do Rio de Janeiro, especificamente a Serra do Mar — uma cadeia montanhosa que se estende por cerca de 1.500 km até o Rio Grande do Sul — tem partes formadas por câmaras magmáticas solidificadas. “O que estava em volta, sedimentos menos densos, foram varridos pelo tempo e as câmaras soerguidas, até virarem montanhas”, acrescentou geólogo. A origem vulcânica é observada pela presença das rochas ígneas, como é o caso do granito.

Como exemplo de recente vulcanismo no Brasil, o geólogo Marcel Besser citou a Ilha de Trindade, localizada a 1.200 km do litoral do Espírito Santo. O extinto Vulcão Paredão, segundo Besser, tem uma idade estimada em 200 mil anos — ou até menos. Parte do que sobrou do cone vulcânico foi desgastado pela ação do tempo, de chuvas e de ventos, mas, por ser geologicamente recente, mantém-se relativamente preservado.

Como ocorre uma erupção

<strong>Como ocorre uma erupção</strong>

Os vulcões são os canais de contato entre o interior da Terra e a superfície da mesma, os quais podem ocorrer em forma de montanhas ou mesmo na superfície plana, através de fendas.

Vale destacar que a Terra é dinâmica, e isto significa que nada na superfície permanecerá para sempre igual a como é hoje. As placas tectônicas continuam se movimentando lentamente acima do manto terrestre e nada impede que, daqui a milhares de anos, o Brasil — ou o que existir dele nesse futuro distante — não volte a ser um local onde existam vulcões ativos.

Tipos de vulcões

Além disso, Besser explicou que a superfície onde hoje fica o Brasil foi formada na Era Mesozoica, entre, aproximadamente, 251 milhões de anos e 65,5 milhões de anos atrás. Neste período, o então supercontinente Gondwana estava se dividindo, separando a América do Sul da África, e houve muito derramamento de magma. Como exemplo, Besser destacou as Cataratas do Iguaçu: “cada degrau das Cataratas é um derrame vulcânico, um fluxo de lava que se solidificou”.

Além desta herança vulcânica, Besser também destacou Fernando de Noronha, o arquipélago brasileiro localizado na costa de Pernambuco. O conjunto de ilhas é, na verdade, a parte visível de uma cadeia de montanhas submersas que se formaram através das atividades vulcânicas ocorridas região há 12 milhões de anos. A base da ilha principal fica a cerca de 4 mil metros abaixo do nível do mar.

Partes do vulcão

As atividades vulcânicas são uma das responsáveis pela formação do relevo brasileiro, constituindo, a partir dos extravasamentos naquele contexto, a região basáltica que abrange o Sul do Brasil, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul, estendendo-se para além do território brasileiro, também ao Uruguai, Paraguai e Argentina.

Existem três formas pelas quais os vulcões podem se apresentar, sendo elas: ativos, que são aqueles vulcões que apresentam atividade vulcânica ou instabilidade, com pequenos abalos ou mesmo emissões de gases. Dos vulcões que já entraram em erupção anteriormente, são atualmente ativos, por exemplo, o Etna (Itália), o Pinatubo (Filipinas) e o Monte Santa Helena (EUA).

Vulcões no Brasil

» PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Dia a dia Educação. Vulcanismo e Vulcões. Disponível em: < http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=282>. Acesso em: 22 de maio de 2017.

E ainda, os vulcões considerados extintos, sendo aqueles que os pesquisadores consideram pouco provável que venham a ter atividade vulcânica novamente. Um exemplo é o Yellowstone, nos Estados Unidos. Essa categoria é bastante discutida, pois é um processo complexo definir que um vulcão não entrará mais em atividade, diante da dinâmica terrestre. Embora durante milhares de anos não existam registros, ainda assim são eventos de ocorrência não descartável. 

Como vulcanismo é compreendida a atividade vulcânica que origina a liberação de materiais em estado líquido, sólido ou gasoso proveniente do interior da Terra para a superfície desta. Esse extravasamento pode ocorrer através das fendas existentes na crosta terrestre ou nos próprios vulcões. As atividades vulcânicas podem acontecer tanto nos continentes, quanto no fundo dos oceanos. A liberação do material vulcânico ocorre por conta das pressões internas exercidas pela atividade do magma no interior da Terra.

Em que estado do Brasil tem um vulcão extinto?

Vulcão de Nova Iguaçu

Em que lugar do mundo existem vulcões?

Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.

Qual o país com maior concentração de vulcões?

O Chile é um dos países com mais vulcões ativos no mundo: são cerca de 95 em atividade. A região de Villarica, ao sul, concentra alguns, sendo que um deles, com o mesmo nome, entrou em erupção em março de 2015. Na fronteira com a Argentina, o Copahue também está ativo, emitindo cinzas e gazes eventualmente.

Onde se localizam os maiores vulcões do mundo?

O vulcão mais ativo do mundo é o Kilauea. Está localizado no arquipélago do Havaí e é visitado por milhões de pessoas todos os anos.

Como é chamada a área de maior concentração de vulcões em nosso planeta?

Como é chamada a área de maior concentração de vulcões ativos em nosso planeta ? A área de maior concentração de vulcões ativos é a Placa Euroasiática Oriental - Abriga o continente asiático. Sua extensão é de 40 milhões de quilômetros quadrados.

Quais os vulcões mais importantes da Antártica?

Tabela

Quais são os maiores países da América?

Os Cinco maiores países da América são:

  • Canadá (984670 km²)
  • Estados Unidos da América.
  • Brasil.
  • Argentina.
  • México.

Qual é o país mais pequeno do mundo?

Os dez menores países do mundo

  • #8: São Cristóvão e Névis. ...
  • #7: Ilhas Marshall. ...
  • #6: Liechtenstein. ...
  • #5: San Marino. ...
  • #4: Tuvalu. ...
  • #3: Nauru. ...
  • #2: Mônaco. A segunda posição entre os menores países do mundo é ocupada por Mônaco. ...
  • #1: Vaticano. Com 0,44 km² de superfície e mil habitantes, o Vaticano é o menor país do mundo.