O ligamento arterial se insere na parte média da face inferior do arco aórtico. O ligamento arterial (resquício fibroso do ducto arterial) une o arco aórtico com a artéria pulmonar esquerda.
O ducto arterioso é uma conexão normal entre a artéria pulmonar e a aorta necessária para a circulação fetal apropriada.
O duto arterioso patente (patent ductus arteriosus, PDA) é um quadro clínico em que o vaso sanguíneo que conecta a artéria pulmonar à aorta (canal arterial) não se fecha, como normalmente ocorre logo após o nascimento.
O índice com melhor desempenho na avaliação da vitalidade fetal é o índice de pulsatilidade (IP), na figura representado como "Umb-PI". Os valores de referência do IP variam conforme a idade gestacional.
CCN – Valores de Referência para Determinação da Idade Gestacional por meio da Medida do Comprimento Cabeça-Nádegas (CCN) O comprimento cabeça-nádegas (CCN) é a medida do comprimento de embriões e fetos humanos do topo da cabeça até a parte inferior das nádegas.
O perfil hemodinâmico fetal incluiu a avaliação dos seguintes vasos da circulação fetal: aorta, artéria cerebral média e ducto venoso. A aorta fetal foi estudada em sua porção torácica descendente, facilmente identificada quando se realiza um corte longitudinal do tórax fetal.
Entre os principais problemas causados pelo aumento da resistência das artérias uterinas estão a pré-eclâmpsia e a hipertensão gestacional. É muito comum que elas apareçam em mulheres que nunca tiveram um histórico de pressão alta e então passam a ser chamadas de DHEG, ou doença hipertensiva específica da gestação.
O perímetro abdominal é um indicador de saúde que, não sendo perfeito, é contudo indicador do aparecimento precoce de algumas situações de doença, como a hipertensão, a diabetes, a obesidade e a hipercolesterolemia, que estão associadas ao aumento do perímetro abdominal.
Como medir a circunferência abdominal? A circunferência abdominal diz respeito ao acúmulo de gordura presente na área do abdômen. O tipo de gordura que se localiza nessa região do corpo é considerada a pior de todas, por ser um fator de risco para diversas doenças e também a mais difícil de perder.
A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.