O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras de cana-de-açúcar no Recôncavo Baiano e no Nordeste, o que resultou na transferência da pecuária, que antes se desenvolvia na Zona da Mata nordestina, para o sertão nordestino.
Resposta. a expansão pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favorecem o domínio das terras, no século XVIII. no século XVI- além da exploração do pau- brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no Nordeste, começou a ganhar importância.
Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
A ocupação do território ocorreu na direção das terras tradicionalmente ocupadas por grupos indígenas. No sul da colônia, o processo de interiorização se deu a partir da Vila de São Vicente (atual estado de São Paulo), já no início do século XVI. ... cativeiro indígena nas primeiras décadas da colonização.
As chamadas Entradas e Bandeiras foram expedições empreendidas no período colonial brasileiro que possuíam diversos objetivos, entre eles: capturar índios e descobrir minas de ouro. Os empreendimentos que levaram a cabo a “interiorização” do Brasil ficaram conhecidos como Entradas e Bandeiras. ...
Podemos dizer que as atividades que levaram à interiorização do território brasileiro, foram: A pecuária, considerando o século XVI, uma vez que para manter o gado afastado das plantações de cana-de-açúcar e evitar prejuízos para os produtores, os colonos adentraram na mata nordestina.
As armações são uma modalidade das artes de pesca nas quais as redes são fixas ao fundo, geralmente com vista a capturar espécies migratórias nas suas rotas.
São Paulo é chamada de Terra dos Bandeirantes porque eles surgiram nesse estado, onde as Bandeiras começaram com o objetivo de caçar índios para escravizá-los para incrementar a produção agrícola.
As “Entradas e Bandeiras” foram expedições de desbravamento com finalidades estratégicas e econômicas, realizadas pelo interior do Brasil Colônia entre os séculos XVII e XVIII. Com efeito, estas incursões garantiram a expansão e conquista do território brasileiro.
Surgido no século XVII, consistia na organização de expedições (bandeiras de contrato) lideradas por bandeirantes que partiam para o interior do Brasil para capturar negros foragidos e combater tribos indígenas rebeladas e quilombos.
Resposta: Eram expedições destinadas a capturar índios para o trabalho escravo na época da colonização. Esse processo também contribuiu para a ocupação do território brasileiro no interior.
Bandeiras de "apresamento": tinham como objetivo a captura de índios para serem usados como mão-de-obra escrava; ... Bandeiras de contrato: destinadas à destruir quilombos e recapturar escravos fugidos.
As missões tornaram-se o alvo favorito das bandeiras apresadoras, por abrigarem um grande número de nativos já aculturados. Sem armas, acostumados à vida sedentária e ao trabalho agrícola, eram muito valorizados como mão-de-obra adequada às exigências da colonização.