Quando um som é emitido com passagem livre do ar pela boca, havendo vibração das cordas vocais, é considerado uma vogal. Quando um som é emitido com algum tipo de obstáculo à passagem do ar, que pode ser feito pela língua, pelos dentes ou pelo lábio, é considerado uma consoante.
As consoantes sonoras são aquelas que passam pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar. Exemplos: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/, /rr/. Tem a função de promover a liberação da corrente de ar que sai pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo.
Os bebês, por exemplo, enquanto ainda não sabem falar, produzem sons em uma tentativa de comunicação. Esses sons são vogais. Representadas pelas letras A, E, I, O e U, elas são essenciais e indispensáveis para a formação de uma sílaba e podem ser classificadas por sua articulação, timbre e intensidade.
Elas juntam-se a outras vogais e às consoantes para formar as sílabas e as palavras das línguas. As cinco vogais são representadas pelas letras A, E, I, O, U, na forma maiúscula, e por a, e, i, o, u, na forma minúscula.
Vogais são interpretadas como ligações de estruturação linguística e produzem a coerência e a sonoridade de uma palavra. ... Não há uma palavra sem vogal no vocabulário brasileiro, com ressalva das siglas e abreviações de endereços, títulos entre outros.
O alfabeto oficial da língua portuguesa é formado por vinte e seis letras, que podem ser representadas de forma maiúscula ou minúscula.
Nomes das letras e representações fonéticas
Número de letras = quantas letras tem uma palavra, exemplo.
Nosso alfabeto é composto de 26 letras, e os algarismos que conhecemos possuem 10 símbolos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A combinação entre as 26 letras e os 10 algarismos determina milhares de placas diferentes.
Para efetuar os cálculos, a numerologia judaica atribui um valor numérico a cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico: as primeiras 9 valem de 1 a 9; as 9 seguintes, de 10 a 90; e as restantes, 100, 200, 300 e 400 (veja tabela na página ao lado).
O sistema utilizado pode ser resumido da seguinte maneira:
Esse conjunto de letras nada mais é que a representação de "fatos da vida real" por meio de números: a representa a área, b e c representam os lados do retângulo.