Nação é um termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes relativamente homogêneos, ou seja, semelhantes entre os seus pares.
A concepção mais comum de território (na ciência geográfica) é a de uma divisão administrativa. ... Nesse sentido, o conceito de território abrange mais que o Estado-Nação. Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como território.
A partir dessa distinção, o estado-nação ou país é um tipo de sociedade político-territorial soberana, formada por uma nação, um Estado e um território. É a forma de poder territorial que se impôs nas sociedades modernas a partir da revolução capitalista em substituição aos feudos e principalmente aos impérios antigos.
Sim. Porque possui um Estado (formado por povo, território e soberania) reconhecido por outros países e organismos internacionais. Só pelo fato de ter o elemento povo, o Brasil é considerado um Estado-Nação. ... Sendo assim, o Brasil é um Estado-Nação bastante rico no aspecto cultural (por causa da miscigenação étnica).
a) ( ) Todo país é um estado-nação . ... 03- TERRITÓRIO: É a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania; o território é delimitado por fronteiras políticas. O território de um país é formado pelo solo continental e insular (Cercado de águas, como uma ilha), o subsolo aéreo e o território marítimo.
As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. ... Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.
Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca a sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. ... Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação.
O conceito de limite faz referência a uma determinação legalmente estabelecida, uma linha visível ou imaginária que separa dois territórios. Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras.
Um grande número de países possui um esquema de defesa nas faixas de fronteiras no continente e no mar, com intuito de proteger o território e conservar a soberania, além de evitar a entrada de contrabando, drogas, armas, imigrantes ilegais, entre outros.
Podem ser naturais, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.
A oeste: Peru e Bolívia. A sudoeste: Paraguai e Argentina. Ao sul: Uruguai. Os mais de 15.
Resposta:as fronteiras do Brasil foram definidas entre 1915-1945.