Futebol de várzea é uma designação dada ao futebol amador típica do estado de São Paulo, Brasil, por oposição ao futebol profissionalizado ou semi-profissionalizado.
Nem toda área marginal das correntes de água é considerada várzea, pois pode-se encontrar terra firme não inundada pelas cheias do rio. De modo geral, esses terrenos estão dispostos a partir da várzea e sucedem as áreas de baixos níveis.
O futebol de várzea não é profissional, é apenas entre amigos e parentes. Já o futebol de campo é profissional, tem copas, ligas, campeonatos, entre outros.
O futebol de várzea surgiu a partir da prática do esporte bretão em campos feitos na várzea às margens do rio Tietê, e do atual parque S. Pedro, antes mesmo de haver profissionalismo no Brasil. A organização desta prática amadora fez surgir os primeiros times, também conhecidos como clubes de várzea.
O futebol, no Brasil, surgiu com o futebol de várzea, quando os campos ainda não eram regulamentados nem tinham algumas regras, como escanteio ou tiro de meta. Jogado geralmente em terra batida, eles se localizavam às margens do rio Tietê, por isso campo de várzea.
Significado de Corpaço substantivo masculino Corpo grande, volumoso; corpanzil.
Lista com aumentativos e diminutivos