O que um LED e como funciona? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.
Qual a definição de LED?
A sigla LED significa Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz), mas o que isso quer dizer? Na prática, é bem simples: existem, nessas televisões, pequenos objetos como se fossem lâmpadas nas cores primárias (vermelho, azul e verde).
Como o LED é feito?
O LED é um componente eletrônico semicondutor, composto de cristal semicondutor de silício ou germânio. ... Lâmpadas incandescentes convencionais utilizam um filamento metálico, enquanto que nos LEDs essa transformação é feita em matéria, sendo chamada de estado sólido.
Qual a diferença entre os terminais de um LED?
Para os LEDs comuns, como o da figura abaixo, o terminal mais curto ou o lado chato correspondem ao catodo (C ou K) enquanto que o terminal mais longo é o anodo (A). O anodo deve ficar positivo em relação ao catodo para que o LED acenda.
Como funcionam as LED?
O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando é energizado emite luz visível – por isso LED (Diodo Emissor de Luz). ... Na ligação, os iões desse material dopante (iões "aceitadores") removem elétrons de valência do semicondutor, deixando "lacunas" (ou buracos), fazendo com que o semicondutor torne-se do tipo P.
Porque os LEDs são bipolares?
O LED é um componente bipolar, possui dois terminais chamados de ânodo e catodo, os quais determinam ou não a polarização do LED, ou seja, a forma a qual está polarizado determina a passagem ou não de corrente elétrica, esta ocasionando a ocorrência de luz. ... A “perninha” maior do LED é o ânodo, e a menor é o catodo.
O que é LED RGB como funciona?
O LED RGB, na verdade, é um conjunto de três LEDs encapsulados, cada um com uma cor distinta: o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). O RGB se refere, portanto, às cores primárias para a luz. Misturando-se as três e mudando suas intensidades individualmente, podemos fazer qualquer cor do espectro visível.
Qual a definição de LED Cite algumas aplicações do mesmo nos dias de hoje?
O LED é um dispositivo capaz de emitir luz de forma eficiente e econômica, portanto, é uma alternativa interessante para a iluminação pública e residencial. ... Diferentemente do laser, o LED não emite luz monocromática, mas sim uma faixa pequena de determinadas cores.
Como funciona lâmpadas LED?
Como as lâmpadas LED funcionam Diferente das lâmpadas comuns, as lâmpadas LED não possuem filamento, o que faz com que elas durem mais por não produzirem tanto calor quanto as lâmpadas que usam estes filamentos. Por dentro dessa lâmpada existe uma fita de LED que produz luz quando por ela é percorrido energia elétrica.
Para que serve a luz LED?
O que é LED: LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. ... O LED tem a função de emitir luz em locais e instrumentos, como lâmpadas, lanternas e etc. O LED é um condutor de energia elétrica, que quando energizado, emite luz visível a olho nu.
Qual a diferença entre um LED comum e um LED RGB?
Como eu disse um led rgb é a junção de três cores diferentes em um único encapsulamento e portanto encontramos no mercado dois tipos de led com ligações diferentes. ... Este terminal que se mantem conectado pode ser o positivo ou o negativo e isso é exatamente que diferencia o led rgb anodo comum e o catodo comum.
Como identificar um LED?
Se você olhar o LED bem de perto, será possível visualizar que ele tem um pequeno chanfro em um dos lados, assim como mostra na imagem abaixo. Este lado cortado é o catodo, que representa o lado negativo do LED. Veja como identificar a polaridade de um LED pelo chanfro!
Quais os tipos de luzes que os LEDs podem emitir?
Dopando-se com fósforo, a emissão pode ser vermelha ou amarela, de acordo com a concentração. Utilizando-se fosfeto de gálio com dopagem de nitrogênio, a luz emitida pode ser verde ou amarela. Hoje em dia, com o uso de outros materiais, consegue-se fabricar LEDs que emitem luz azul, violeta e até ultravioleta.
Porque o LED pode gerar energia?
Segundo Grundmann (2006), Leds são dispositivos fotônicos que utilizam do princípio básico da geração de luz através dos fótons. ... Devido à característica de junção PN na interface semicondutora, um Led é capaz de gerar energia elétrica pela captação de energia solar através do efeito fotovoltaico.
Para que servem os LEDs?
O que é LED: LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. ... O LED tem a função de emitir luz em locais e instrumentos, como lâmpadas, lanternas e etc. O LED é um condutor de energia elétrica, que quando energizado, emite luz visível a olho nu.
O que é luz de LED RGB?
O LED RGB é um tipo de LED encapsulado que oferece três tipos de cores para diferentes aplicações. RGB é a sigla em inglês para red, green e blue, respectivamente vermelho, verde e azul.
Quais cuidados tomar para que o LED funciona corretamente?
Assim é necessário tomar cuidado para que a corrente que passa pelo LED seja limitada. A maneira mais simples de se conseguir isso é colocando um resistor limitador em série com o diodo de modo a que a corrente não ultrapasse o valor permitido por este resistor.