Investigações brasileiras apontam que o cartel mexicano CJNG (Cartel Jalisco Nueva Generación), o maior grupo criminoso daquele país e especialista no tráfico de drogas sintéticas, intensificou ações no Brasil nos últimos três anos.
Cartel de Sinaloa
Conexão latina. O cartel de Sinaloa opera em mais de 50 países e é apontado por órgãos de investigação internacionais como a maior organização criminosa das Américas e a quinta organização mais perigosa do mundo. Sua receita líquida supera a do antigo Cartel de Medellín, na Colômbia.
Rafael Caro Quintero: quem é o megatraficante mais procurado pela agência antidrogas dos EUA. O ex-líder do cartel de Guadalajara era chamado de Príncipe por causa das roupas luxuosas e joias que usava. Na década de 1980, Rafael Caro Quintero era conhecido como o maior produtor de maconha do México.
Ismael Zambada García
Disputa pelo controle do cartel de Sinaloa deixa 16 mortos no México. A disputa pelo controle do cartel de Sinaloa, do traficante Joaquín "Chapo" Guzmán, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, deixou 16 mortos em confrontos que também forçaram o deslocamento de moradores no noroeste do México.
Apesar da presença de dezenas de concorrentes, o Primeiro Comando da Capital, maior facção brasileira inclusive com presença internacional em outros países da América do Sul, é o grupo com maior número de presos no sistema federal: são 204 integrantes dentro de uma população de pouco mais de 640 detentos.