O Que Triagem No Laboratrio?

O que é triagem no laboratório?

Os setores de coleta e triagem são setores do laboratórios de análises clínicas que demandam muita atenção. Considerando que a maioria dos exames são feitos a partir de uma amostra de sangue venoso, os profissionais devem conhecer as técnicas de coleta e triagem para que ela não seja alterada.

Quais são os vírus e bactérias pesquisadas na rotina de triagem sorológica?

Através de testes laboratoriais disponibilizar para comunidade componentes sanguíneos com qualidade, livres de agentes infecciosos. Doenças causadas por vírus: hepatites B e C, retroviroses (HIV e HTLV), citomegalovírus.

Como é feito a rastreabilidade das amostras?

Entende-se por rastreabilidade das amostras o monitoramento de todos os locais por onde a coleta circulou dentro de um laboratório de análises clínicas. Priorizar essa prática auxilia no controle de eventuais erros ao permitir o acesso aos dados do paciente, caso surja alguma ocorrência.

O que é toxicológico de triagem?

TRIAT- Triagem toxicológica (drogas de abuso) A triagem toxicologia serve para dar uma resposta qualitativa de emergência a diversas drogas lícitas (tratamentos medicamentoso) e ilícitas (abuso de drogas/ toxicologia social).

Qual tipo de exame é feito quando se doa sangue?

Quais exames são feitos no sangue doado? A liberação do sangue para utilização exige os seguintes exames: Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S. Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.

Quais as fases das análises clínicas descreva as?

Os exames laboratoriais têm três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Cada uma delas tem suas particularidades e processos específicos para garantir que os exames sejam feitos de maneira correta e evitar não conformidades que podem prejudicar os resultados.

Qual o perfil do doador de sangue infectado por hepatite C?

Há evidências de que a resposta imune contra o HCV, na população de doadores de sangue, apresente uma polarização para o perfil Th1, caracterizada por uma alta concentração de IL-12 e IL-10 no sangue periférico.

O que quer dizer a rastreabilidade de uma análise?

Rastreabilidade é o acompanhamento de todo o percurso de uma matéria-prima, desde a sua origem até o uso no produto final. O sistema de rastreabilidade pode ser aplicado a muitos produtos dentro da cadeia de suprimentos, servindo para manter os padrões de controle de qualidade.

Como garantir a rastreabilidade de amostras biológicas no laboratório clínico?

VERIFICAR AS CONDIÇÕES DA AMOSTRA ❑ VERIFICAR DADOS PARA IDENTIFICAÇÃO ❑ VERIFICAR AUTORIZAÇÃO DO CLIENTE ❑ CODIFICAR O CLIENTE COM UM NÚMERO SEQUENCIAL ❑ CODIFICAR A AMOSTRA COM UM NÚMERO SEQUENCIAL ❑ ELABORAR UMA “ORDEM DE SERVIÇO” (0. S.)