Xerox é o nome popular dado para o processo de obtenção de fotocópias através da xerografia. ... Exemplo: “Preciso tirar umas xerox” / “Tirei um xérox do documento”.
O termo vem do grego Kserós, que significa seco. Diferentemente dos processos fotográficos até então convencionais, a xerografia não usa líquidos de revelação. Veja também a etimologia de: São Paulo.
A história da Xerox teve início em 1906, nos Estados Unidos, com uma empresa chamada The Haloid Photographic Company. A companhia, especializada na fabricação de filmes e equipamentos fotográficos, foi a responsável por investir na invenção de Chester Carlson, o criador da primeira imagem xerográfica do mundo, em 1938.
Chester Carlson
18 de abril de 1906, Rochester, Nova York, EUA
Esse centro de pesquisa foi um dos mais importantes da história da tecnologia, e nele surgiram nada menos que: computador pessoal, a interface gráfica de usuário, o padrão Ethernet, o mouse, a diagramação de documentos de texto, um software de criação de imagem que é avô do Paint e muito mais.
Para o funcionamento da fotocopiadora, é utilizado o princípio básico da física: cargas de sinais contrários que se atraem. Você pode observar que o papel a ser copiado é colocado sobre um vidro e abaixo deste há uma chapa de metal. ... Na parte em branco do papel copiado, a luz passará neutralizando a chapa de metal.
A Xerox e criação do Parc Primeiramente uma breve nota: A Xerox inventou e dominou o mercado de copiadoras de papel desde 1948, ou seja, quando empresas tradicionais de tecnologia como Microsoft e Intel nem pensavam em existir; quando, na verdade, muito dos fundadores delas ainda nem pensavam em nascer.
O termo ”informática” foi criado pelo cientista da computação Karl Steinbuch, quando publicou um jornal chamado Informatica: Informations verarbeitung (“Informática: processamento de informação”). Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação através de um computador.
Os computadores passaram a ter um desenvolvimento rápido, impulsionados principalmente por dois fatores essenciais: os sistemas operacionais e as linguagens de programação. Os circuitos integrados propiciaram um novo avanço e com eles surgiram os computadores de terceira geração (1964 - 1970).
Os primeiros computadores usavam componentes enormes, as válvulas, para guardar informação e fazer contas. O transistor fazia a mesma coisa, mas era menor, mais barato e consumia menos energia. As primeiras máquinas foram usadas na guerra e nas universidades.
A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. ... Hoje, para conectar seu computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão direta.
Defense Advanced Research Projects Agency
em 1969
Voltou a ser ARPA novamente em fevereiro de 1993, e depois foi alterado de novo para DARPA em março de 1996....
A união dos três trabalhos fez surgir o projeto ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), que deu origem à ARPAnet, precursora da grande rede mundial, a internet, foi a primeira rede de computadores do mundo.
Em 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a Bitnet (Because It's Time Network), uma rede que permitia a troca de mensagens. ... Em 1992, ocorreu a implantação de uma rede que cobria grande parte do país.
As primeiras duas primeiras letras foram identificadas do outro lado, mas aí o sistema saiu do ar. Pois é: essa é a data da primeira conexão e também a primeira queda. E a primeira palavra transmitida foi... "lo".
29 de outubro de 1969