Tocantins é o estado mais novo do Brasil, com apenas 32 anos desde a sua criação – antes as suas terras pertenciam ao estado de Goiás. Mas apesar de poucos anos desde a sua criação, o estado é rico em história, cultura e atrações turísticas.
Aproveite o mês de junho para curtir uma Festa Junina super animada e tradicional. Realizado há mais de 20 anos, o Arraiá da Capital movimenta mais de 20 quadrilhas e cerca de 1.500 dançarinos em quatro noites de festa, que é considerada a maior da região Norte do país.
Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.
Fui em uma sexta-feira para apreciar o pôr do sol (foto). Rosto ao vento, a mão largada para fora do barco para sentir a água bater e uma paz de espírito que somente durante viagens consigo alcançar.
Caso precise de mais dicas sobre o que fazer no Tocantins, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino. A Luisa Galiza do blog Leve na Viagem, também tem dicas incríveis sobre sua viagem para o Jalapão.
Fazendo divisa com o Pará, Mato Grosso e Goiás, a ilha não tem nada de pequena, muito pelo contrário, é a maior ilha fluvial do mundo, com 2 milhões de hectares, que abrigam ainda o Parque Nacional do Araguaia. Sua fauna e flora composta por lagos, igapós, rios e riachos formam um santuário ecológico, estabelecido em 1989, e também uma importante aldeia indígena, das etnias Javaés e Karajá. Na época das chuvas, entre setembro e março, a região alaga e forma pantanais.
Isso vai depender do seu gosto e objetivo de viagem. Se a sua ideia é visitar o Jalapão, recomendo que viaje na estação chuvosa, que vai geralmente de outubro a abril.
Em Dianópolis você pode fazer trekking, canyonismo, boia cross, rafting, espeleoturismo (turismo em cavernas) e observação de pássaros ao contratar uma agência local de ecoturismo.
A cidade possui belas praias formada por rios – o que é ótimo para se refrescar já que é a capital mais quente do Brasil – e é rodeada pelo Rio Tocantins, além de praças e monumentos históricos.
Pra completar, aproveite a vocação para o ecoturismo da pacata Rio da Conceição. A trilha aquática 17 Travessias, criada pela Seriema Ecoturismo é uma das experiências mais divertidas que eu já tive na vida.
Planejada para suportar um milhão de habitantes, Palmas atingiu somente a marca de 280 mil pessoas e, por isso, a cidade possui grandes avenidas e lugares vazios, e tudo parece ser distante.
Lagoa da Serra | cartão postal de Rio da Conceição, a lagoa oferece uma linda água azul transparente, repletas de peixes e com as Serras Gerais de paisagem.
Cachoeira do Paraíso | incríveis quedas d’águas no meio de pedras e paredões rochosos, que formam piscinas naturais de águas verdes e transparentes, podendo ser visitada de maio a novembro.
Apesar de pequena, há muito a se ver e fazer em Lajeado, cidade com um importante legado artesanal a apenas 54 km de Palmas. O deslumbre já começa a partir da estrada, de onde se avistam o Morro do Leão e o Morro do Segredo, que parece até um vulcão inativo, além do Mirante da Serra do Lajeado, que tem uma vista maravilhosa da região. A ponte dos imigrantes nordestinos Padre Cícero José de Sousa é outro atrativo e uma parada para fotos.
Você já pensou em explorar o cerrado brasileiro? Abrangendo o segundo maior bioma do país em extensão e a mais rica savana do mundo em biodiversidade, a região é riquíssima em atrativos naturais e cidades históricas. Para provar que isso não é só teoria, selecionamos 10 lugares incríveis no Tocantins para incluir na lista de desejos.
Em 1989 foi criado o Estado do Tocantins, o mais novo do Brasil, o que daria início ao turismo no estado. Mas por que foi criado o Tocantins? Quando foi a divisão de Goiás e Tocantins? Eis a resposta: a criação dele foi motivada por movimentos emancipacionistas que brigavam por maior atenção do governo de Goiás, que fazia investimentos apenas no sul, devido à prosperidade de Goiânia e proximidade de Brasília.
As águas escuras e frescas do Rio Tocantins abrigam as temidas piranhas, que segundo lendas locais, já mataram adultos e crianças que nadavam por ali. Difícil acreditar.
Minha passagem por aqui foi rápida, apenas para tirar algumas fotos e tomar uma cerveja enquanto negociava o preço da viagem de barco no Porto da Praia, com destino a Ilha da Canela.
Além das águas cristalinas, a peculiaridade maior é o fato de as mesinhas e as redes serem dentro da água, mas existe uma pequena faixa de areia também. No local há um restaurante, onde você pode pedir drinques, porções e até mesmo um prato de feijão tropeiro. Ou seja, dá para passar o dia se quiser!
Além de Palmas, os destinos turísticos mais comuns são vale destacar o Jalapão, o Bico do Papagaio, a Ilha do Bananal, a Serra do Lajeado, Serras Gerais e o Vale dos Grandes Rios, entre outros.
Enquanto isso, do lado de dentro você pisará, dentro dos quarto pavimentos, em pisos de granitos extraídos das jazidas do Tocantins; além disso, destaca-se uma maquete da Praça dos Girassóis, vitrais com temas religiosos e um painel com as lutas e conquistas do estado.