EQST

O Que Tecnovigilncia?

O que é Tecnovigilância?

Tecnovigilância é o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.

O que notificar na Tecnovigilância?

Esta via de notificação proporciona agilidade, maior segurança e, principalmente confidencialidade dos dados informados.
  • Evento Adverso. ...
  • Desvio de Qualidade. ...
  • Produtos para a Saúde. ...
  • Equipamento de Diagnóstico. ...
  • Equipamento de Terapia. ...
  • Equipamento de Apoio Médico-Hospitalar.

O que é Tecnovigilância Anvisa?

A Tecnovigilância visa a segurança sanitária de produtos para a saúde pós comercialização, por meio de estudos, análise e investigações a partir das notificações recebidas.

O que é um alerta sanitario?

O estabelecimento deve ter Alvará Sanitário expedido pela Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual, após os fiscais analisarem as condições físicas e ambientais do estabelecimento e observarem a regularidade no que diz respeito à legislação.

Para que serve Tecnovigilancia?

É o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós- comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.

O que é a RDC 67 2009 e do que trata?

O que é a RDC 67/2009 e do que trata? É uma Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamenta a organização da tecnovigilância e institui a notificação compulsória, por parte da empresa detentora de registro no Brasil, de ocorrências envolvendo produtos para a saúde.

O que pode ser notificado no Notivisa?

A notificação consiste na comunicação através do Sistema NOTIVISA, feita por profissionais de saúde e usuários, de suspeitas de queixas técnicas e/ou reações adversas não desejadas manifestadas após o uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, derivados do sangue, entre outros.

O que notificar no Vigimed?

  1. Alertas.
  2. Notificações.
  3. Roubos, furtos e extravios.
  4. Consulta de produtos irregulares.
  5. Cartas aos profissionais de saúde.
  6. SNGPC.
  7. Rastreabilidade.
  8. Rede Sentinela.
Mais itens...

O que é Cosmetovigilância e tecnovigilância?

Cosmetovigilância é o conjunto de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos eventos adversos e quaisquer outros problemas associados a produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes.

Quem faz o alerta sanitario?

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

Quem é quem Anvisa 2020?

De acordo com a publicação, a primeira diretoria ficará a cargo do diretor-presidente, Antonio Barra Torres. A segunda terá como responsável a diretora Alessandra Bastos Soares. A terceira, a diretora Cristiane Rose Jourdan Gomes. A quarta, a diretora Meiruze Sousa Freitas.

Qual é o objetivo do Notivisa?

Objetivo. O Notivisa é um sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.

O que é a RDC 67?

REGULAMENTO TÉCNICO QUE INSTITUI AS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIAS (BPMF).

O que é detentor de registro?

3º Os Detentores de Registro de Medicamento são responsáveis pelas ações de Farmacovigilância relacionadas aos seus produtos. Art. 4º O Detentor de Registro de Medicamento deve apresentar toda e qualquer informação solicitada, para fins de Farmacovigilância, dentro do prazo estabelecido pela autoridade sanitária.

Como fazer uma notificação no Notivisa?

2. Como notificar? As notificações ao SNVS podem ser feitas utilizando-se o módulo de notificação de incidentes / eventos adversos ao SNVS do Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (NOTIVISA).

Como é feita a notificação de eventos adversos?

Qualquer cidadão pode realizar a notificação por meio de um sistema eletrônico específico para essa finalidade: o VigiMed. Lançado em dezembro de 2018, ele substituiu o sistema anterior, o Notivisa, nos casos de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas.

Para que a notificação seja válida e completa devem ser fornecidas as informações a seguir com exceção de?

Para uma notificação ser válida é apenas necessário fornecer 4 informações: a(s) reação(ões) adversa(s); o(s) medicamento(s) suspeito(s) de ter(em) causado a RAM; os dados* do doente (como iniciais ou idade ou sexo);

Qual o objetivo da Cosmetovigilância?

Cosmetovigilância: atividades relativas a detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos e quaisquer outros problemas associados ao uso de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.

Quem é quem Ggmed?

A GGMED é a área técnica da Agência reguladora que possui, entre suas atribuições, a tarefa de registrar os fármacos, bem como realizar a renovação desses registros.