EQST

O Que TDL?

O que TDL?

O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem ocorre quando uma criança ou adulto tem dificuldades em produzir e/ou compreender linguagem, sem que haja uma causa evidente.

Quais são os distúrbios mais comuns relacionados a linguagem?

Tratam-se de dificuldades que podem ser contornadas com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. A dislexia, a disgrafia e disortografia são alguns dos distúrbios de linguagem mais freqüentes.

O que causa transtorno de linguagem?

Possíveis causas Podem envolver aspectos genéticos, degenerativos, lesionais, ambientais e/ou emocionais. Porém, alguns especialistas classificam os transtornos com base em dois tipos de fatores: orgânicos, sejam eles genéticos, neurológicos ou anatômicos, e emocionais.

O que é a alteração da linguagem?

Quando a criança apresenta déficit quanto ao significado das palavras, das regras e da estrutura gramatical e/ou inadequação da linguagem no uso sociofuncional, pode-se pensar em alteração da linguagem (RICE, 1997 apud BEFI-LOPES, 2003). Esta alteração pode ser representada por um retardo ou um distúrbio.

Que nome se dá ao distúrbio da fala onde se tem dificuldades?

A dislalia configura um distúrbio da fala em que a criança sente dificuldade em articular corretamente as palavras.

Quais são os principais distúrbios da fala?

Disartria, afasia e distonia. Essas são alterações que acontecem depois de um trauma orgânico no cérebro, decorrido de trauma cranioencefálico, AVC ou demência por envelhecimento. Esses distúrbios modificam a compreensão, articulação da fala e movimentação. Vale ressaltar que essas alterações são mais comuns em idosos.

Como tratar del?

A Del não tem cura, afirma ainda Debora, mas o tratamento permite que a criança siga seu desenvolvimento e seja um adulto capaz de se relacionar e trabalhar. — O paciente sempre terá mais dificuldade para acompanhar uma explicação mais longa sobre um assunto, por exemplo.

Quais as causas que provocam alterações na significação da linguagem?

Etiologia dos distúrbios da linguagem oral e escrita A etiologia das dificuldades de linguagem e aprendizagem é diversa e pode envolver fatores orgânicos, intelectuais/cognitivos e emocionais (estrutura familiar relacional), ocorrendo, na maioria das vezes, uma inter-relação entre todos esses fatores.