O que so xenobiticos d exemplos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Xenobióticos são compostos químicos estranhos ao organismo humano. Eles são produzidos pela indústria ou pela natureza, através de vegetais e fungos. Podem ser enquadrados em diversas categorias, como por exemplo, pesticidas agrícolas, inseticidas, plásticos, produtos de limpeza e fármacos.
Quais são os xenobióticos?
PRINCIPAIS XENOBIÓTICOS – Pesticidas, aditivos de plásticos, aditivos alimentares, álcool, óleo mineral, conservantes a base de parabenos, formol, propilenoglicol, alumínio, cádmio, mercúrio e outros metais pesados constituem a lista dos principais xenobióticos.
Como é o metabolismo de xenobióticos?
O metabolismo de xenobióticos é efectuado por enzimas hepáticas em diversos passos: o xenobiótico é inicialmente activado por oxidação, redução, hidrólise ou hidratação; é então conjugado a moléculas como sulfato, glucuronato ou glutationa, sendo posteriormente excretado na bílis ou urina.
O que são xenobióticos e quais são as transformações que os xenobióticos podem sofrer no solo?
Os xenobióticos são compostos químicos sintetizados pelo homem e incluem plásticos, solventes, lubrificantes, detergentes, agrotóxicos, bem como uma ampla variedade de subprodutos da indústria química, abrangendo, portanto, um grande número de moléculas com diferentes modos de ação e toxicidade.
O que são os poluentes Conservativos Cite exemplos?
Eles podem gerar sérios danos a organismos aquáticos, são exemplos os pesticidas, metais pesados, radioatividade.
O que ocorre na biotransformação dos xenobióticos e onde ocorrem?
Biotransformação de fase I. É um conjunto de reações de oxidação que preparam os tóxicos para serem transformados pelas reações da fase II (Figura 2). Ocorre a transformação dos grupos funcionais do xenobiótico em sítios que podem levar a reações da fase II ou introduzir grupos novos que lhe dêem está característica.
Qual o principal órgão responsável pelo metabolismo de fármacos?
O fígado é o ponto principal de biotransformação de fármacos. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente ativos — às vezes, muito mais que o composto original.
Quais são as transformações que os xenobióticos podem sofrer no solo?
As maiores reações envolvidas na Fase I são: oxidação, redução e hidrólise. ... Dada a grande diversidade dos xenobióticos e dos microrganis- mos degradadores, espera-se que diferentes reações de transformação, catalisadas por microrganismos, estejam envolvidas no processo de Page 12 Capítulo 4 degradação.
O que são os poluentes Conservativos?
Os poluentes conservativos não são passíveis de nenhum tipo de degradação, são sim bioacumulativos e biomagnificativos. Dividem-se essencialmente em: - metais pesados, como o mercúrio, o cádmio, o chumbo e o zinco; - hidrocarbonetos halogenados: insecticidas (DDT) e produtos industriais (PCBs);
Onde ocorre a biotransformação?
O fígado é o ponto principal de biotransformação de fármacos. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente ativos — às vezes, muito mais que o composto original.
Qual é a finalidade da biotransformação de xenobióticos?
Podemos dizer que a biotransformação de um tóxico consiste fundamentalmente em converter um xenobiótico não polar em um composto solúvel em água. Este é o mecanismo mais comum que os organismos usam para eliminar os tóxicos ambientais.
Qual o principal órgão metabolizador e excretor dos fármacos?
Os rins são os principais órgãos envolvidos na excreção. Metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontece no corpo. O principal órgão metabolizador, sem dúvidas, é o fígado.
Quais os possíveis locais relacionados com o metabolismo de drogas?
Os sistemas enzimáticos envolvidos na biotransformação dos fármacos estão localizados no fígado, embora qualquer tecido examinado tenha alguma atividade metabólica. Outros órgãos com capacidade metabólica importante são o trato digestivo, os rins e os pulmões.
O que é a bioacumulação?
Bioacumulação é o termo geral que descreve um processo pelo qual substâncias (ou compostos químicos) são absorvidas pelos organismos. ... Assim, a bioconcentração e a bioacumulação ocorrem dentro de um organismo, enquanto que a biomagnificação ocorre entre os diferentes níveis da cadeia alimentar (níveis tróficos).
Quais os efeitos da bioacumulação para a saúde humana?
A contaminação pode levar a doenças como câncer, lesões hepáticas e pulmonares, esterilidade, danos aos sistemas nervoso e muscular, doenças de pele, distúrbios renais, danos à medula óssea e outras complicações.