Medicamento novo: o termo “medicamento novo”, sem outra adjetivação, é, na prática, utilizado para se referir a medicamentos novos com princípios ativos sintéticos e semi-sintéticos, associados ou não.
Medicamento (medicamentum = remédio): fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento. Droga (drug = remédio, medicamento, droga): substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.
Vacina e remédio Já o remédio é usado para o tratamento das doenças, ou seja, enquanto a vacina serve para prevenir, o remédio serve para tratar.
A vacina, portanto, é inócua para disparar a doença “real”, mas ela funciona como um alerta que induz o sistema imunológico a produzir anticorpos. Dessa forma, evita contrair a doença. Portanto, o soro é curativo, enquanto a vacina é, essencialmente, preventiva.
Os antibióticos servem apenas para o combate às bactérias, enquanto as vacinas são eficazes também contra os vírus. Eles também não previnem, só curam. Esse remédio age de várias formas. O grupo da penicilina, por exemplo, ataca a parede da bactéria quando ela está se dividindo.
o antibiótico cura a doença q vc tem, na hora ele começa a combater os agentes causadores da doença. A vacina é uma prevenção contra uma possível doença q vc acaso possa ter.No momento em q os agentes causadores da doença começarem a invadir e prejudicar seu corpo, a vacina já vai fazer o efeito na mesma hora.
O antibiótico é utilizado no tratamento das infecções enquanto o anti-inflamatório, como o próprio nome diz, é indicado para tratar inflamações.
As vacinas são usadas na prevenção de viroses e doenças bacterianas. Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.
O soro já contém os anticorpos necessários para impedir que um microrganismo ou suas toxinas que estão presentes em nosso organismo causem a doença. Já a vacina induz o sistema imune a produzir anticorpos e células de defesa para combater a doença.
Soro Homólogo: Produzido na mesma espécie-alvo. - Risco de transmissão de doenças (AIDS, Hepatites) - Menor chance de reações de hipersensibilidade.
Quando necessário, a imunização passiva pode ser repetida. Os anticorpos de origem humana (imunoglobulinas homólogas) são normalmente denominados imunoglobulinas. Os anticorpos de origem animal (imunoglobulinas heterólogas) são usualmente chamados de soros.
A imunização ativa artificial consiste na produção de anticorpos pelo próprio organismo quando estimulado por vacinas que possuam antígenos capazes de desencadear resposta imunitária sem causar a doença.
A imunização passiva consiste na inoculação, no organismo, de anticorpos produzidos por um outro organismo contra o correspondente agente infeccioso. Constitui um processo de soros terapêuticos.