adjetivo Emancipador; que tem capacidade de emancipar, de tornar livre e independente: documento emancipatório.
Para a efetivação de uma educação emancipadora de fato, a perspectiva libertária tem como pressuposto o rompimento com o Estado, com a Igreja e qualquer outro meio de controle. Para essa tendência o ensino está estruturado no trinômio: autogestão, educação racional e integral.
104). Educar é uma relação interativa entre pessoas, isto é, sujeito-sujeito na perspectiva de “ler” e transformar realidades. Logo, uma relação sujeito-mundo. educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo” (FREIRE, 1983a, p.
Boa leitura.
Ele construiu uma concepção pedagógica que une uma visão humanista, relacionada com uma análise crítica da realidade e a um compromisso incondicional com os mais pobres. Em sua visão, a educação deveria estar voltada à construção de uma sociedade mais justa, democrática e respeitadora.
Pedagogia do Oprimido
Nesse sentido, Freire defendeu em suas obras que o papel do professor era sobretudo de possibilitar a criação e a produção de conhecimento. Desse modo, o papel da escola seria de ensinar os estudantes a ler o mundo. A pedagogia freiriana é pautada em um pensamento pedagógico político.
III. Freire defende que o professor deve não apenas transmitir conteúdos, mas também ensinar a “pensar certo”, a criticar o que ler, a pesquisar, a ser curioso e, acima de tudo, respeitar os saberes do aluno.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.” “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” “A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”
Citações de Paulo Freire
Citação Direta