Ao meditar, nosso corpo acessa um estado de relaxamento e auto-contemplação ao qual não estamos acostumados. ... Corpo e mente estão intimamente conectados. Se você expande sua mente pela meditação, é normal que seu corpo manifeste sensações inesperadas.
A meditação muda a massa cinzenta do cérebro Quando uma pessoa aprende uma habilidade particular – como a meditação – ela está exercitando essas áreas de massa cinzenta (que são as células cerebrais conectadas umas às outras), cujo trabalho é formar essa habilidade.
Agora, pesquisadores descobriram que a meditação realmente afeta o cérebro – e para melhor. Alguns estudos indicam que a meditação pode alterar fisicamente o cérebro e o corpo, reduzir a pressão sanguínea, a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade.
Benefícios da meditação
Ex-monge garante que 10 minutos de meditação por dia são suficientes.
Meditação budista guiada para iniciantes
É uma forma de contemplar o silêncio e aumentar a percepção sobre o mundo, mas também de atingir a atenção plena (mindfulness). Com isso, aumenta-se o controle sobre os pensamentos negativos, orientando a mente para uma atitude mais positiva. Através dos mantras também, a meditação guiada treina a mente para o foco.
A meditação indiana é uma prática eficiente para controlar os pensamentos e aumentar o bem-estar. Ela está ligada, diretamente, ao comando da mente, por meio de uma técnica de respiração e observação de si mesmo.
Sua origem é muito antiga, remontando as tradições orientais, especialmente a ioga, mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras. Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação.
6 – Poetoterapia O canal é bem interessante, pois oferece várias opções para relaxar e controlar a ansiedade no dia a dia. Ele possui vídeos com leitura de poesias, histórias, mensagens motivacionais e meditações guiadas. Bem interessante de se seguir.
O processo de meditação é simples e pode ser conduzido por qualquer um, em qualquer lugar, segundo o médico Marcelo Demarzo, coordenador do centro de mindfulness da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Para pessoas saudáveis, não há contraindicação.