EQST

O Que Sensibilidade Dentinria?

O que é sensibilidade dentinária?

A hipersensibilidade dentinária é definida como uma sensibilidade exagerada da dentina vital exposta a estímulos térmicos, químicos e táteis. A exposição dos túbulos dentinários é responsável por uma redução do limiar de dor do paciente, motivo suficiente para que ele procure auxílio profissional.

Qual o motivo de sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente.

Qual é a causa da sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente.

Quais as razões que nos levam a considerar a polpa e a dentina como um complexo dentino pulpar?

Permeabilidade dentinária: Os canalículos dentinários convergem para a polpa, porque a superfície da área da junção dentina-esmalte é maior. Isto resulta em uma concentração de substâncias que penetram muito mais em área próxima à polpa, do que na área da junção amelo-dentinária.

O que fazer para tirar a sensibilidade dos dentes?

Em casa:
  1. Use uma escova de cerdas muito macias;
  2. Escove corretamente, mas não em demasia;
  3. Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
  4. Use creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente;
1 de set. de 2021

Qual é a célula principal da Dentinogênese?

Odontoblasto é uma célula responsável pela síntese ou produção da dentina, a camada situada na parte de baixo do esmalte, sua principal função é a dentinogênese. ... Na parte da coroa do dente, os odontoblastos se apresentam como células colunares altas, já na metade da raiz, como colunares baixas.

O que forma a dentina?

É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento. É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

O que faz com que a polpa sofra redução de seu volume fisiologicamente?

A redução do fluxo sangüíneo ocasionado pela elevação da pressão tecidual da polpa evita a circulação para a remoção dessas substâncias bem rapidamente, a medida que elas são produzidas. Abrindo o dente e permitindo a drenagem de sangue, diminui a pressão sobre o tecido pulpar e a dor desaparece.

Quais as características que a polpa deve apresentar para que se possa realizar um tratamento conservador da mesma quando exposta?

Para sua indicação, porém, alguns aspectos precisam ser observados, tais como: a exposição deve ser pequena, mas permitir o contato do material protetor com a polpa e, em caso de exposição por trauma, deve ser feito no máximo duas horas após o incidente (GUEDES-PINTO, 2002).