Resposta:Rubrica significa assinatura abreviada de alguém ou uma pequena anotação. ... As rubricas são usadas nos roteiros de cinema ou teatro para indicar gestos ou movimentos dos atores, em pautas musicais ou em textos litúrgicos, para orientar as celebrações.
As rubricas servem para orientar os atores sobre as falas e as ações dos seus personagens. Oriente-os para que conversem com o (os ) colega (s) e cheguem às conclusões de que maneira as lacunas devem ser preenchidas, para que a história faça sentido.
Verificado por especialistas. olá! no caso em questão podemos afirmar que as rubricas no texto teatral são usadas em roteiros de cinema bem como no teatro que servem para indicar gestos ou movimentos dos atores, em pautas musicais ou ainda nos textos litúrgicos, tendo por objetivo orientar as celebrações.
As rubricas (também chamadas “indicações de cena” e "indicações de re- gência") descrevem o que acontece em cena; dizem se a cena é interior ou exterior, se é dia ou noite, e o local em que ela transcorre. ... As demais rubricas estão inseridas no diálogo e afetam apenas a ação cênica ou a representação do ator.
Resposta. Resposta: 4 - É importante que as falas, rubricas e indicações cênicas em um texto dramático realmente retratem bem os personagens porque não há narrador para explicar as ações e descrever as características dos personagens da história.
Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.
Por se tratar de texto dramático, feito para teatro o discurso é direto. O que seria o narrador é representado por um palhaço que abre as portas das cenas, também em discurso direto.
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos: O aluno afirmou: ... No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.
As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
O discurso direto:
O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.
Resposta: O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.
Trata-se do ato verbal e oral de se dirigir a um público, com o objetivo de comunicar ou expor algo, mas também de persuadir. Para a linguística e as ciências sociais, o discurso é uma forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).
Resposta. O discurso direto é quando não a participação do narrador. O discurso indireto é quando o narrador ultiliza de suas próprias palavras nas falas dos personagens.
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.
Entre os benefícios do autocontrole, está a capacidade das pessoas dominarem as emoções e conseguirem evitar comportamentos impulsivos. Indivíduos com autocontrole usam a razão ao invés da emoção. O resultado é a tomada de decisão mais certeiras e responsáveis.
Resposta. Resposta: Pode evitar que você faças coisas que talvez sejam erradas ou certas, com o autocontrole você pode evitar xingar, bater, brigar, roubar, ou seja, controlar a si mesmo. O autocontrole evita que algo de ruim aconteça.