A transmissão ocorre, principalmente, pela penetração das larvas dos vermes presentes no solo através da pele. Em seguida, as larvas atingem os vasos linfáticos, seguem para os vasos sanguíneos e, depois, para o coração e pulmões.
O homem é o hospedeiro do Necator americanus e do Ancylostoma duodenale. O ciclo tem início quando uma pessoa doente elimina suas fezes e estas atingem o solo. Em condições favoráveis, os ovos do parasita eclodem em 18 h ou até 24 h.
“Os bebês ficam amareladinhos devido ao excesso de bilirrubina (pigmento amarelo) no sangue. A quebra das hemoglobinas dos recém-nascidos é uma das causas do excesso desta substância”, afirma a ginecologista e obstetra Ana Paula Aquino, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.
Nos casos em que a icterícia não desaparece sozinha, o médico pode indicar a fototerapia, também conhecida como banho de luz. A técnica consiste em colocar o bebê em um aparelho em contato com várias lâmpadas para ajudar a diluir a pigmentação, que será excretada por meio das fezes.
3 Remédios caseiros para icterícia
Como fazer? Para dois litros de água, coloque 10 colheres de sopa de picão. Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e após desligar o fogo, acrescente as folhas de picão. Deixe descansar tampado, por alguns minutos e dê banho de balde (ofurô) no bebê com o chá.
Para curar alergia de pele: pegue uma telha de barro e quebre em 7 pedaços. Ferva em um litro de água e use essa água para dar banho na pessoa com alergia. Repetir o processo por 3 dias.
A icterícia é um termo usado para descrever a coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas (“branco dos olhos”) do bebê e ocorre devido a um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.
Durante o tratamento com Candicort, você não deve usar cosméticos sobre a área da pele tratada. Candicort não deve ser usado em áreas extensas, em grande quantidade e por períodos maiores que 2 semanas. Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Candicort.
Dexametasona é um corticóide que não deve ser usado de forma continua e frequente, principalmente em bebês devido a possibilidade de efeitos colaterais importantes. O ideal é prevenir as picadas de insetos com repelentes adequados para a idade do seu bebê e uso de barreiras físicas como mosquiteiro.
Posologia do Trok Trok® (cetoconazol + dipropionato de betametasona) não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas. Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Trok® (cetoconazol + dipropionato de betametasona).
Não existem riscos conhecidos associados ao uso de cetoconazol creme durante a gravidez ou aleitamento, porém você deve informar ao seu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando durante o tratamento.
O tratamento pode ser feito com cremes antifúngicos, ou no caso de lesões extensas, com medicação oral que deve ser sempre ajustada ao peso da criança. Para evitar a micose, aí vão algumas dicas: não deixe seu filho(a) com o maiô ou bermuda molhada.
Para tratar a micose, pode-se utilizar cremes, pomadas ou loções de uso tópico e, em alguns casos, o uso de medicamentos orais, quando receitados pelo médico.
Além disso, o pediatra pode ainda receitar o uso de uma pomada para dermatite, como Hidrocortisona 1% ou Dexametasona, que deve ser aplicada em fina camada sobre a pele afetada por cerca de 7 dias.
Além do uso dos medicamentos e pomadas — que devem ser indicados por um médico —, alguns cuidados podem aliviar os incômodos causados pela dermatite. Banhos mais mornos e frios, uso constante de hidratante corporal, sabonetes específicos para bebês e/ou peles delicadas e uso de roupas de algodão são alguns deles.
Sintomas de dermatite em bebês As dermatites em bebês se manifestam normalmente por lesões de pele. Estas, por sua vez, têm cor avermelhada, com descamação que pode ser bem fininhas, como uma farinha, até escamas bem grossas, esbranquiçadas ou acinzentadas. A tendência é que cocem muito.
A dermatite de contato irritativa pode ser causada por produtos de higiene profunda, amaciantes e sabões de roupa, produtos químicos de limpeza da casa e até a urina e fezes do bebê em período prolongado na pele.
Dermatite esfoliativa É um dos tipos de dermatite mais agressivos, atingindo grandes áreas do corpo e provocando febre, calafrios, inchaço, descamação e o aparecimento de manchas avermelhadas no peito, nos braços e nas pernas, principalmente.