O que precisa para pagar INSS como do lar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A dona de casa pode fazer o cadastro e pagar o INSS pela Guia da Previdência Social, conhecida como GPS....E o valor é calculado com base nas seguintes porcentagens:
20% sobre o valor definido por você
11% sobre o salário-mínimo.
5% sobre o salário-mínimo (se for família de baixa-renda)
1 de jun. de 2021
Como fazer para começar a contribuir com o INSS?
Se você nunca contribuiu e não possui carteira de trabalho, então pode fazer a inscrição como filiado da Previdência Social. Para isso, é necessário apenas que tenha no mínimo 16 anos e informe a atividade exercida e a opção de contribuinte individual.
Como começar a pagar INSS facultativo?
Para pagar sua contribuição ao INSS, o segurado facultativo deve gerar Guia da Previdência Social (GPS) pela internet e efetuar o pagamento. Ao passo que, também é possível comprar um carnê em uma papelaria e fazer a contribuição. Ao preencher a guia deve-se informar o código de pagamento.
Qual o valor do INSS para dona do lar?
20%
Atualmente, existem três formas de pagar o INSS como dona de casa, chamada de contribuinte facultativa: 20% sobre o valor definido por você – esse é o plano normal. 11% sobre o salário-mínimo – esse é o plano simplificado de Previdência. 5% sobre o salário-mínimo – esse é o plano para famílias de baixa renda.
Quem pode contribuir com 5% para o INSS?
Quem pode pagar 5% sobre o mínimo? (Facultativo baixa-renda) ... não possuir renda própria; pertencer à família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, com situação atualizada nos últimos 2 anos.