Layout é um sistema de homens-móveis-equipamentos-atividades. Faria (1997) conceitua layout como a procura de produtividade por meio da adequação do meio físico, da facilidade de comunicações, e movimentação interna e da satisfação do homem no seu ambiente de trabalho. ...
A respeito das Tendências, quando identificamos os principais aspectos, o que é mais importante e necessário para que uma Organização alcance êxito no mercado? ... Estar atenta ao movimento da concorrência em relação ao seu produto e à reação do mercado em termos de satisfação e rejeição.
A gestão estratégica busca gerenciar as ações e objetivos definidos anteriormente no planejamento estratégico. Sempre levando em em conta os ambientes que envolvem a organização, mantendo o trabalho alinhado aos objetivos estratégicos.
A gestão da qualidade contribui, e muito, para o aumento na satisfação dos clientes. Isso, consequentemente, gera uma taxa maior de fidelização dos consumidores, já que eles ficam mais seguros de que seus desejos e necessidades serão atendidos pelos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.
externo: representa o contexto no qual a organização existe e opera. É composto pelos elementos fora dos limites da empresa; interno: consiste nos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e suas instalações.
As variáveis ambientais externas podem ser: quanto aos clientes; quanto à definição e às peculiaridades do mercado; quanto aos aspectos básicos da indústria ou setor no qual a empresa está inserida; quanto aos concorrentes; quanto aos fornecedores (REBOUÇAS, 2009).
São fatores que influenciam o poder de compra da população, que é dependente de dados como renda, preços, poupança, endividamento e disponbilidade de crédito. Outras variáveis importantes para o ambiente econômico são as taxas de inflação, renda per capita, tarifas de câmbio.
Pontos fortes: são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação ao seu ambiente, onde estão as variáveis externas e não controláveis, representadas pelas oportunidades e ameaças. ...
O ambiente de tarefas é constituído pelos seguintes elementos: clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos, que envolvem diretamente cada organização. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização especifica deve operar.
O ambiente de tarefa inclui setores com os quais a organização interage diretamente e que têm impacto direto na capacidade da organização alcançar seus objetivos (DAFT, 2003). É o contexto ambiental que fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, como a colocação e distribuição de saídas ou resultados.
A variável ambiental oferece à empresa oportunidades de adicionar valor, e possivelmente obter vantagem competitiva através da percepção pública favorável, economia de custo ou rendimentos adicionais, enquanto alivia os efeitos de seus produtos e processos produtivos no ambiente.
O ambiente de tarefas consiste em fatores que afetam diretamente e são afetados pelas operações da organização. Esses fatores incluem fornecedores, clientes, concorrentes, reguladores e assim por diante.
A gestão da força de trabalho envolve algumas atividades e processos, como: Dimensionamento do quadro de funcionários por função. Recrutamento e seleção. Plano de cargos e salários.
Força de trabalho pode significar: O número de pessoas com capacidade para participar do processo de divisão social do trabalho, em uma determinada sociedade. Pode ser usado como um sinônimo de população ativa; ... Marx considera a força de trabalho como a mais importante das forças produtivas.