6. O que ocorre, verdadeiramente, no prólogo de Cartas Chilenas? É um dos artifícios empregados na produção das Cartas Chilenas; não houve nenhum mancebo como portador delas, tampouco, seus originais foram escritos em castelhana.
Tomás Antônio Gonzaga
Quem assina essas cartas é um certo Critilo, que escreve a um amigo, Doroteu. O contexto também era diverso, já que o clima de opressão e a tensão política deveriam se asilar no apócrifo. As Cartas têm em Cunha Menezes (no texto, batizado com o singelo nome de Fanfarrão Minésio) o seu protagonista.
Tomás Antônio Gonzaga dedicava seus versos a Maria Doroteia de Seixas, a Marília, por quem se apaixonou ainda quando era jovem. Seus poemas têm um tom pessoal que foge das características neoclássicas, sob pseudônimo de Dirceu. Suas principais obras são: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
Tem pesado semblante, a cor é baça, o corpo de estatura um tanto esbelta, feições compridas e olhadura feia; tem grossas sobrancelhas, testa curta, nariz direito e grande, fala pouco em rouco, baixo som de mau falsete; sem ser velho, já tem cabelo ruço, e cobre este defeito e fria calva à força de polvilho que lhe ...
Tomás Antônio Gonzaga
Também conhecido como neoclassicismo, o arcadismo, no Brasil, teve como marco inicial o livro “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, e foi a principal tendência estética produzida no país na época, tendo seus principais autores presentes na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais.
Como dito anteriormente, a principal obra do autor são as liras Marília de Dirceu, poemas de conotação romântica, inspirado em seu romance com Maria Dorotéia, expressão de um desejo por uma vida bucólica, simples, em contato com a natureza, assim como o almejado pelos escritores árcades.
Marília de Dirceu é uma das mais importantes do movimento árcade no Brasil. As principais características são: romantismo, bucolismo, pastoralismo, descrição e culto à natureza e à simplicidade. De caráter autobiográfico, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) escreveu essa obra inspirado na sua própria história de amor.
Resposta. Tomás Antônio Gonzaga é um poeta árcade que ficou conhecido pela obra marilia de dirceu. O poeta faz parte do arcadismo, movimento literário que tem como característica principal a exaltação da natureza.
Sua obra literária pertence ao Arcadismo (ou Neoclassicismo), escola literária que sucedeu o Barroco, e contempla basicamente duas obras bastantes distintas. Já bastante conhecidas pelo grande público, são de autoria de Tomás Antônio Gonzaga os versos de Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
1810
Conhecido pelo nome arcádico Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga foi jurista, além de poeta árcade. O poeta português nasceu em Porto. A mãe era portuguesa, Tomásia Isabel Clarque, e o pai nordestino, João Bernardo Gonzaga. O escritor perdeu a mãe cedo e veio com o pai para o Brasil.
Pastor Dirceu é a personagem poética que representa Tomás António Gonzaga. O escritor aos quarenta anos caiu nos encantos de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, que era apenas uma adolescente na época.
Glauceste Satúrnio
Características literárias. A poesia de Tomás António Gonzaga apresenta as típicas características árcades e neoclássicas: o pastoril, o bucólico, a Natureza amena, o equilíbrio etc.
02 – Quais são os dois interlocutores a quem o eu lírico se dirige no poema? O primeiro interlocutor definido é a amada do poeta, Marília. O segundo é o Amor, que aparece personificado.
Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo.