O termo “cabotagem” se refere a um modo de navegação realizada entre “cabos”, sem perder a terra à vista. Portanto, entende-se que a navegação de cabotagem ocorre entre portos de um mesmo país.
No ano de 1967 e mediante à reorganização da Comissão de Marinha Mercante, começaram a ser lançadas as medidas que possibilitaram o desenvolvimento da cabotagem, ganhando corpo efetivamente, a partir de 1969, com a criação da Superintendência Nacional da Marinha Mercante (Sunamam).
A burocracia, os custos elevados com mão de obra e a alta carga tributária são os principais entraves para a cabotagem no Brasil, navegação de cargas entre portos de um mesmo país, que pode conectar portos marítimos e fluviais, constatou a pesquisa Transporte Aquaviário – Cabotagem 2013 divulgada pela CNT (Confederação ...
A cabotagem se refere à movimentação de cargas nacionais ao longo da costa, entre portos brasileiros. ... Ainda existem as cargas de projeto, quando produtos com especificidades próprias são transportados por vias marítimas.
Principais vantagens e desvantagens do transporte aquaviário capacidade de transportar grandes quantidades; percorre longas distâncias; baixo risco de avarias nas mercadorias; baixo custo de carregamento.
Vantagens e desvantagens das dutovias
Agilidade. Rapidez é a principal vantagem desse tipo de envio de mercadorias. Quanto maior a distância a ser percorrida, maior é o ganho de tempo quando utilizado o transporte aéreo. ... Além disso, o modal aéreo é capaz de chegar a locais a que outros meios não têm acesso.
As principais vantagens do transporte rodoviário são: Agilidade e rapidez na entrega da mercadoria em curtos espaços a percorrer; ... A mercadoria pode ser entregue diretamente ao cliente sem que este tenha que ir buscá-la; Uma movimentação menor da mercadoria, reduzindo assim, os riscos de avarias.
Alto custo e outros empecilhos A capacidade de volume de carga também é menor, pois há um controle muito rígido sobre a carga, o volume e o peso — até por questões de segurança. Nesse quesito, os transportes aéreos de carga só levam vantagem frente ao rodoviário.
Por outro lado, as desvantagens do transporte dutoviário são: considerado um transporte lento (com velocidade de 2 a 8 km/h) em relação aos outros, além de apresentar pouca flexibilidade de destinos e de produtos.
Os produtos que são transportáveis por dutos são: Petróleo e seus Derivados: Este tipo de carga é transportado por oleodutos. Seu uso em escala industrial iniciou-se com o transporte de petróleo no século XIV. transportadas por oleodutos.
O transporte Dutoviário pode ser dividido em: - Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros. - Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural.