A Nitração é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um grupo nitro do ácido nítrico. As reações de nitração são reações de substituição que ocorrem por meio do ácido nítrico (HNO3).
A substância 3-pentanona possui isômeros de posição, de cadeia e de função.
Quando o composto p-cloro-nitrobenzeno é tratado com excesso de amônia em condições apropriadas, ocorre a formação do composto p-amino-nitrobenzeno de acordo com a reação abaixo: É correto afirmar que esta reação é um exemplo de: A adição eletrofílica aromática.
As reações de substituição do benzeno ocorrem quando esses compostos são misturados com halogênios, alguns ácidos inorgânicos e cloretos orgânicos em condições específicas. Nas reações de substituição no benzeno, ocorre a substituição (troca) do benzeno de um dos átomos de hidrogênio por um ânion ou radical alquila.
O ácido pícrico pode ser obtido a partir da reação entre o fenol (C6H5OH) com ácido nítrico concentrado (HNO3) em presença de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4). lembrando que o ácido pícrico é apolar,ou seja não se dissolve ou há pouca sensibilidade em água.
As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.