Ângulo de Bennett: quando a mandíbula é deslocada para o lado de trabalho, o côndilo do lado de balanceio desloca-se para frente, para baixo e para dentro. Esse deslocamento para dentro forma, com o plano horizontal um ângulo com o plano paralelo ao plano sagital. É o ângulo de Bennett.
ÂNGULO DA EMINÊNCIA ARTICULAR O ângulo no qual o côndilo se move a partir do plano horizontal de referencia é chamado de ângulo de guia condilar. Esse ângulo varia muito entre os diferentes tipos de paciente, mas forma em média um ângulo de 30,4° em relação a um plano oclusal .
O movimento mandibular em torno do eixo horizontal pode ocorrer na abertura e no fechamento da boca. É chamado de movimento de dobradiça, no qual se observa o movimento de ambas as articulações em volta de um único eixo de rotação. Este movimento raramente ocorre durante o funcionamento normal.
A ATM é sustentada pelos seguintes ligamentos: ... O ligamento estilomandibular se origina do processo estiloide e se insere no ângulo da mandíbula. Ele é responsável por permitir a protrusão da mandíbula. O ligamento esfenomandibular se estende entre a espinha do osso esfenóide e a língula da mandíbula.
A abertura normal da boca ocorre quando se consegue colocar três dedos verticais entre os dentes incisivos.
Sem contar que esse hábito aumenta a tendência de engordar. Como o organismo fica sobrecarregado de comida, a consequência é o acumulo de gordura. O cirurgião digestivo Roberto Xavier esclarece que a forma correta é mastigar bem os alimentos, dar em média 30 mastigadas em cada garfada antes de engolir os alimentos.
Devorar os alimentos não dá ao cérebro tempo suficiente para registrar que estamos satisfeitos. E aumenta em cinco vezes o risco de uma síndrome metabólica, caracterizada por um conjunto de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares e diabetes, como obesidade, pressão alta e taxas elevadas de colesterol.
Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.
“Os perigos incluem o aumento de peso e doenças metabólicas, que podem vir junto com o excesso de tecido adiposo, resistência insulínica, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, distúrbios hormonais entre muitos outros”.