O amianto, também conhecido como asbesto, é um grupo de minerais que é formado por fibras microscópicas que eram muito utilizadas em diversos materiais de construção, especialmente em telhados, pavimentos e isolamento de casas.
Mesotelioma: O mesotelioma é uma forma rara de tumor maligno, que afeta a pleura, peritônio, pericárdio e tunica vaginalis testis, podendo produzir metástases por via linfática em aproximadamente 25% dos casos (INCA, 2020).
Com o passar do tempo, o “mineral mágico” se transformou em “poeira assassina”, conforme explicamos em nosso vídeo acima, disponível no canal do Portal eCycle no YouTube.
Por esse motivo, pessoas que trabalharam com este tipo de material no passado devem consultar um pneumologista e avaliar a saúde de seus pulmões, avaliando a necessidade de começar algum tratamento, para evitar o surgimento ou agravamento de alguma doença.
O amianto é uma fibra mineral que tem propriedades impressionantes. Entre elas, destacam-se a resistência a altas temperaturas, boa qualidade isolante, flexibilidade, durabilidade, incombustibilidade e resistência ao ataque de ácidos.
O asbesto é uma fibra perigosa e que não tem como ser reutilizada ou reciclada. Mesmo uma telha do material tendo uma durabilidade de aproximadamente 70 anos, esse tempo é mínimo se pensarmos em longo prazo.
No entanto, há um campo aberto para o debate, já que a quebra do asbesto em uma situação doméstica ou um descarte incorreto no meio ambiente poderiam causar a inalação da “poeira assassina” por parte do consumidor.
En el aire, el agua y el suelo hay niveles bajos de fibras de asbesto. No obstante, la mayoría de las personas no se enferma debido a este tipo de exposición. En general, las personas que se enferman son las que han tenido una exposición frecuente al asbesto, a menudo en su trabajo por contacto directo con el material o por exposición considerable en el medio ambiente.
No entanto, também é comum que amigos e familiares desses trabalhadores também possam apresentar complicações da exposição ao amianto, já que as fibras podem ser transportadas na roupa até casa, por exemplo.
O amianto, também conhecido como asbesto é uma fibra mineral natural, de textura sedosa, que é extraída de rochas cuja composição química consiste em silicatos hidratados de ferro e magnésio, que também podem conter cálcio e sódio.
Ele tem a capacidade de causar uma mutação celular que acaba por tornar as células cancerígenas. Um indivíduo contaminado pelo pó do amianto pode desenvolver câncer até mesmo 30 anos depois da inalação.
Este é um tipo muito agressivo de câncer que se desenvolve no mesotélio, uma fina membrana que reveste o pulmão e outros órgãos vitais da cavidade abdominal e torácica. A exposição crônica ao asbesto parece ser uma das únicas causas confirmadas deste tipo de câncer.
Embora seja mais comum surgir em pessoas que também têm outros fatores de risco, como fumar e não ter um dieta saudável, pode se desenvolver em pessoas aparentemente saudáveis, apenas devido à exposição prolongada ao amianto.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Diretrizes Brasileiras para Diagnóstico do Mesotelioma Maligno de Pleura / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2020.
Além disso, e uma vez que as complicações da exposição ao amianto podem demorar para surgir, pessoas que tenham risco elevado de exposição a esse material devem fazer exames médicos regulares, para avaliar a saúde dos pulmões.
En Estados Unidos, el uso de asbesto está muy controlado y sujeto reglamentación. La Administración de Salud y Seguridad Ocupacional de EE. UU. (Occupational Safety and Health Administration) ha emitido normas para los sectores de la industria de la construcción, la industria en general y los empleos en astilleros.
Com o tempo, porém, começaram a surgir casos de pessoas contaminadas por amianto. Isso acontece porque o corpo humano não é capaz de expelir as partículas inaladas do material.