EQST

O Que Leucoencefalopatia Por Microangiopatia?

O que é leucoencefalopatia por microangiopatia?

Este é um processo inerente ao envelhecimento normal. Decorre do comprometimento das arterias de menor calibre, também chamada de doença de pequenos vasos. è um achado normal para a idade. Se o processo for muito avançado pode acarretar um processo demencial, a demência vascular.

O que quer dizer leucoencefalopatia?

Leucoencefalopatia é a doença do sistema nervoso central. Ela pode ter varias causas. A Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LMP), mais especificamente, é uma doença desmielinizante causa pela reativação de um vírus chamado JC.

O que significa leucoencefalopatia Isquemica?

Leucoencefalopatia Isquêmica é um termo utilizado para designar o acometimento da substância branca (daí o termo leuco - branca) do cérebro por múltiplas pequenas lesões isquêmicas, como se fossem minúsculos AVCS, que confluem para acometer uma grande parte da substância branca.

O que é microangiopatia cerebral?

A microangiopatia cerebral é um reflexo da mudança patológica dos pequenos vasos cerebrais, o que inclui pequenas artérias, arteríolas, capilares e vênulas. Isso está associado com lesões de matéria branca, infartos lacunares, e, mais recentemente descrito, também com microssangramentos.

Quais os sintomas de leucoencefalopatia?

Os sintomas de leucoencefalopatia multifocal progressiva podem começar aos poucos e geralmente pioram progressivamente. Eles variam dependendo de qual parte do cérebro está infectada. Os primeiros sintomas podem ser falta de coordenação, fraqueza ou dificuldade para falar ou raciocinar.

O que significa leucoencefalopatia discreta?

Olá. Essa expressão é comumente empregada nos laudos de Ressonância de Encéfalo. Significa, a grosso modo, que houve lesão de parte da substancia branca cerebral, de caráter crônico, isto é, não foi um episódio agudo mas algo ao longo do tempo, por obstrução dos vasos que a irrigam com consequente isquemia.

O que é Leucoaraiose isquémica?

A Leucoaraiose é o comprometimento da substancia branca cerebral, sendo um achado radiológico muito comum em pessoas mais idosas, sendo mais prevalentes em populações que possuem fatores de risco cardiovasculares, como a hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, elevação dos níveis de colesterol, dentre outros.

Qual o tratamento para quem tem gliose?

O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.

O que significa sinais de microangiopatia?

A microangiopatia cerebral é um reflexo da mudança patológica dos pequenos vasos cerebrais, o que inclui pequenas artérias, arteríolas, capilares e vênulas. Isso está associado com lesões de matéria branca, infartos lacunares, e, mais recentemente descrito, também com microssangramentos.

O que significa microangiopatia leve?

Microangiopatia supratentorial leve caracteriza-se por alterações nos microvasos cerebrais, que se não for controlada pode levar a aumento de risco de acidente vascular encefálico isquêmico, alterações cognitivas e motoras (dificuldade para deambular, tremor, lentificação).

Como tratar la leucoencefalopatia?

O tratamento da leucoencefalopatia multifocal progressiva é principalmente de suporte. (IRIS). Na IRIS, o sistema imunitário em recuperação produz uma resposta inflamatória intensa contra o vírus JC, piorando assim os sintomas.

Qual tratamento para leucoencefalopatia multifocal progressiva?

Pembrolizumabe para tratamento da leucoencefalopatia multifocal progressiva.

O que causa leucoencefalopatia?

A leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) é uma doença neurológica rara e fatal de adultos causada pela infecção oportunista do papovavírus JC no sistema nervoso central (SNC)17 20, mais especificamente nos oligodendrócitos, causando desmielinização progressiva5.