Hesiodo. Hesíodo foi um poeta grego que, segundo o seu próprio relato, nasceu na Beócia que, pelo que se supõe, viveu num período um pouco mais tardio que Homero. Se Homero defende uma educação baseada no cultivo das qualidades dos senhores e heróis, já Hesíodo apresenta o valor do trabalho como fonte de cultura.
Homero é fundamental para o estudo da Grécia Antiga pois as principais fontes desse período são seus relatos e poemas épicos que se referem a fatos que realmente ocorreram.
A Ilíada é um dos poemas mais antigos da literatura ocidental, que narra os acontecimentos da Guerra de Troia. Já a Odisseia trata das aventuras épicas de Ulisses, com diversas referências aos mitos gregos, além do modo de vida e disputas políticas existentes na Grécia naquele período.
Resposta. As epopéias eram histórias contadas de geração em geração, e descreviam os fatos cotidianos na Grécia antiga. Elas são a base fundamental para as primeiras obras de literatura grega. E foram com base nas epopéias que foram traçados os perfis da civilização grega da época para as futuras gerações.
As epopeias falam de como o homem era naquela época, não tão explicitamente, ela fala através do comportamento, cultura e das características dos deuses.
O Período Pré-Homérico ocorreu entre 2000 e 1100 a.C.: - Época de ocupação do território da Grécia; - Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense; - Invasão dos Dórios no final desse período provocando a dispersão dos povos dessa região e a ruralização.