O que herpes ativa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Causado pelo vírus do herpes simples (HSV), o herpes genital é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) que ataca a pele e/ou as membranas mucosas dos genitais de homens e mulheres. Uma vez que a pessoa é infectada, o vírus se esconde nas células nervosas e permanece no corpo para sempre.
O que é herpes 1?
Causada por um vírus, o herpes simplex 1 (HSV), essa infecção recorrente começa com um formigamento nos lábios e segue com uma coceira até que, finalmente, eclodem as bolhas. Por fim, elas se transformam em feridas. Estima-se que cerca de 90% da população mundial tenha o vírus do herpes alojado no organismo.
Qual a diferença entre herpes 1 e 2?
O herpes simples tipo 1 está associado, principalmente, ao herpes labial, da mucosa oral e da face. Já o herpes simples tipo 2 está mais ligado ao herpes genital. Entretanto, há casos de herpes labial associado ao herpes simples tipo 2 e vice-versa.
Qual o período de transmissão da herpes?
O período de incubação do vírus varia de 10 a 15 dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.
Qual é a causa da herpes?
Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.
Qual o tipo de herpes mais perigoso?
Já o herpes zóster é uma doença mais grave, sem relação com o herpes simples, sendo provocada pelo vírus Varicella zoster, o mesmo da catapora.
O que é herpes tipo 2?
O herpes tipo 2 é uma infecção sexualmente transmissível que ocasiona feridas e bolhas na região genital. A infecção cruzada dos vírus de herpes do tipo 1 e 2 pode acontecer se houver contato oral-genital. Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na área genital.
Como se dá o contágio da herpes?
Esses vírus são transmitidos por meio do contato direto com a pele ou secreções de uma pessoa infectada, ou seja, por meio do beijo, das relações sexuais, do atrito e até mesmo do compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas etc., já que o vírus consegue sobreviver algumas horas fora do corpo.
Quais as formas de transmissão da herpes?
O herpes genital é transmitido por meio de relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha com uma pessoa infectada. Em mulheres, durante o parto, o vírus pode ser transmitido para o bebê se a gestante apresentar lesões por herpes.
Como saber se é herpes simples ou zóster?
No cobreiro, as vesículas são unilaterais e seguem o trajeto do nervo acometido. Já no caso do herpes simples, as vesículas se localizam mais frequentemente nos lábios, dentro da boca, nariz, olhos e região genital”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.
Como tratar herpes tipo 2?
O tratamento para herpes genital deve ser sempre orientado por um ginecologista ou urologista e, normalmente, inclui a ingestão de comprimidos antivirais, como aciclovir (Hervirax, Zovirax), fanciclovir (Penvir) ou valaciclovir (Valtrex, Herpstal).