EQST

O Que Foi A Obra Urups?

O que foi a obra Urupês?

Urupês”, obra publicada originalmente em 1918, reúne ao todo 14 contos de Monteiro Lobato. Segundo o prefácio da 2a. ... Porém, o caboclo de Monteiro Lobato não era em nada idealizado, mas ao contrário, trazia suas características negativas enfatizadas e o seu símbolo máximo é a personagem Jeca Tatu.

Onde se passa o conto Urupês?

Urupês, obra de Monteiro Lobato, não contém uma única história, mas vários contos e um artigo, quase todos passados na cidadezinha de Itaoca, no interior de SP, com várias histórias, geralmente de final trágico e algum elemento cômico.

O que é urupê?

Significado de urupê [Brasil] Cogumelo poliporáceo, também chamado orelha-de-pau.

Como é o ambiente espaço que se passa a história do conto bucólica?

No contoBucólica”, a detalhada descrição do cenário ressalta o espaço rural: casebres de palha, mulheres lavando roupas à beira do rio, mulheres carregando lenha, “caboclas” (LOBATO, 2009, p. 102) e uma linguagem própria da região: “Sinh´Ana, bom dia!

Qual a origem da palavra Urupês?

Urupê vem do Tupi uru'pe 'espécie de fungo, cogumelo'.

Como o personagem do Jeca Tatu foi usado para promover a saúde?

No início dos anos 1920, Monteiro Lobato criou o Jeca Tatuzinho, personagem que retomava a defesa do saneamento rural e, adaptado pelo autor, foi propaganda de “preparados medicinais contra malária e opilação” do Laboratório Fontoura (GOMES, 2006, p. 1013).

Quantos anos tem Urupês?

Mais 37 linhas

Em que estado fica a cidade de Urupês?

São PauloUrupês / Estado

Por que não se pode dizer que o Pré-modernismo e uma estética literária?

Para muitos estudiosos, esse período não deve ser considerado uma escola literária, uma vez que apresenta inúmeras produções artísticas e literárias distintas. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas.

Por que o Pré-modernismo é considerado um período de transição?

O pré-modernismo representa, na literatura brasileira, um período de transição, já que, de um lado, ainda se faziam fortes as tendências artísticas do realismo, do naturalismo, do simbolismo e do parnasianismo, movimentos iniciados na segunda metade do século XIX, e, de outro lado, já se faziam presentes escritores e ...