A Consolidação das Leis do Trabaho (CLT), aprovada por decreto de 1° maio de 1943, representou a reunião e sistematização da vasta legislação trabalhista produzida no país após a Revolução de 1930.
Quais foram as leis trabalhistas criadas por Getúlio Vargas?
O documento-chave que pôs em vigência todas as regras trabalhistas foi o decreto-lei nº 5. 452, de 1º de maio de 1943, que aprovou a Consolidação das Leis de Trabalho.
Resposta. Criou a CLT ( consolidação das Leis Trabalhistas) tinha o objetivo de regulamentar as relações individuais e coletivas de trabalho. regulamentação do trabalho do menor e da mulher. Reprimir as organizações de esquerda que queriam organizar a classe trabalhadora para atuar em sindicatos .
Vargas ficou conhecido como o "pai dos pobres" pois em seu governo muitas das mais importantes conquistas sociais da população mais pobre, como a Previdência Social, a Carteira de Trabalho, o salário mínimo e a carga horária máxima, foram alcançadas.
A efetivação dos direitos trabalhistas e a propaganda positiva dedicada ao governo logo surtiu efeito quando observamos manifestações de oposição mínimas ao Estado Novo. Vargas era aceito enquanto líder capaz e necessário para se combater a ameaça comunista e promover o desenvolvimento nacional.
Resposta. Resposta: a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a fundação e formalização de sindicatos através deste órgão, os benefícios dados aos sindicatos que trabalhassem com o governo, a manipulação da imagem pública do governo para favorecer a imagem de Vargas frente aos trabalhadores e etc.
Investir na área de industrias bases, para promover o emprego e diminuir a taxa de desemprego no país, Vargas também fez leis trabalhistas, melhorando as condições trabalhistas, que na qual já estavam sendo pressionado por os sindicatos dos trabalhadores que surgiam nessa época.
Vargas criou as estatais como tentativa de fazer com que a economia nacional crescesse (ainda que muitas delas tenham sido/estejam sendo vendidas atualmente). Não só criou essas empresas, como também fez as leis trabalhistas (muitas das quais ainda utilizamos hoje em dia) para proteger os trabalhadores e operários.
O trabalhismo trata-se do trabalho executado na era Vargas, enquanto o populismo ocorre mediante a grande popularidade de Vargas enquanto político, o que fazia que as pessoas tivessem um grande apego a ele.
A Intentona Comunista foi um levante organizado pelo Partido Comunista em 1935 na tentativa de tirar Getúlio Vargas do poder. Esse levante aconteceu no Rio de Janeiro, então capital federal, em Natal (RN) e em Recife (PE). As tropas federais derrotaram os comunistas, que foram presos. ...
A intentona comunista foi uma revolta provocada pela ANL (Aliança nacional libertadora) em 1935, e que tinha como intuito derrubar o governo de Getúlio vargas. ... Porém, tendo pouca participação popular e militar, o governo Vargas conseguiu facilmente controlar a situação.
O que foi a Intentona Comunista? Por Intentona Comunista entende-se um conjunto de levantes de caráter revolucionário operados por membros do exército brasileiro entre os anos de 1935 e 1936 em plena Era Vargas. Esses levantes ocorreram em pelo menos três capitais do país: Natal, Recife e Rio de Janeiro.
Foram líderes da Intentona Comunista ( )Getúlio Vargas e Olga Benaro. ( )Luis Carlos Prestes e Getúlio Vargas. ( )Getúlio Vargas e Plínio Salgado. ( )Luis Carlos Preste e Olga Benário.
Em Santa Catarina, o núcleo da Aliança Nacional Libertadora, constituído em 1935, liderado por metalúrgicos e eletricistas, como Álvaro Ventura, João Verzola e Manoel Alves Ribeiro, foi responsável pela fundação do PCB após a onda de repressão ocasionada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas.
Os comunistas brasileiros (: Luiz Carlos Prestes e a política do PCB.
Um partido comunista é um partido político que tem como objetivo a aplicação política, social, cultural e econômica dos princípios do Comunismo através de um governo. O nome origina-se da obra O Manifesto do Partido Comunista (1848), dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
25 de março de 1922, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Partidos comunistas em países oficialmente comunistas
O PCB, defendendo a bandeira da luta pela democracia através da formação de uma "frente ampla" desde 1965, presta apoio à transição democrática e aos primeiros anos do governo de José Sarney.
“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1.
Brasil
Lista por classificação no espectro político
De acordo com o The Concise Oxford Dictionary of Politics, nas democracias liberais, a direita política se opõe ao socialismo e à social-democracia. Os partidos de direita incluem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e os da extrema-direita incluem nacional-socialistas e fascistas.
O blocão reunia oito partidos (PSC, PP, PROS, PMDB, PTB, PR e Solidariedade), que somavam 242 parlamentares (47% da Câmara). A influência de Cunha sobre este grupo de deputados resultaria em sua eleição em primeiro turno à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2015.
O centrismo na política, dentro do conceito da existência de uma esquerda e direita, é a posição de quem se encontra no centro do espectro ideológico. Na visão da política de centro, não deve haver extremismos ou intransigências na sociedade. ...
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, ...
O progressismo está ligado à ideia de "progresso infinito" mediante transformações da sociedade, da economia e da política. ... Segundo os iluministas, o progresso seria um universal, aplicável portanto a todas as sociedades e não apenas às europeias.