EQST

O Que Engenharia De Fundaçes?

O que é engenharia de fundações?

A engenharia de fundações consiste em trabalhos de avaliação, análise e execução de fundações e contenções estruturais para edificações, sendo uma atividade diretamente ligada à área geotécnica e de construção civil.

Quais são as fundações rasas?

Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

Para que serve uma fundação?

A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação. Por esse motivo, é também uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.

Que tipo de fundação usar?

As fundações devem ser feitas de acordo com os tipos de cargas (positiva e negativa, horizontal e vertical) que nela são aplicadas, com o tipo de solo e equipamentos disponíveis. Existem duas categorias de fundações: as rasas e as profundas.

Qual é a definição de fundação?

Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.

Qual é a função de um alicerce?

A fundação ou alicerce é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundações pelas empresas de fundações, seguidas para esse fim.

Como é feita a fundação rasa?

Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.

O que é uma fundação rasa ou superficial?

Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 2.5 metros. Sapatas, blocos sobre estacas e vigas baldrames são considerados elementos de fundação rasa.

Quais as vantagens de se criar uma fundação?

fundação, segundo o artigo 62 da mesma lei, determina que seu instituidor deve fazer a dotação especial de bens livres, especificando a finalidade a que se destina e declarando a forma de administrá-la. São instituições formadas pela constituição de um patrimônio, que servirá para fins de interesse social em regra.

Como funciona uma fundação privada?

1. O QUE É UMA FUNDAÇÃO PRIVADA? A fundação é, em síntese, um patrimônio dotado de personalidade jurídica. Deverá ser administrada em conformidade com o seu estatuto social, que vincula o acervo de bens à realização da finalidade específica designada pelo instituidor da pessoa jurídica.

Como definir o tipo de fundação?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Quais são os critérios para definir o melhor tipo de fundação a ser utilizada?

Basicamente, os critérios para escolha das fundações são três: o técnico, o econômico e o de mercado. O critério técnico para a escolha das fundações deve garantir a segurança à ruptura e os recalques aceitáveis para a estrutura, além de evitar danos às edificações vizinhas.

O que consiste em um sistema de fundação?

O sistema de fundações é formado pelo elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo (podendo ser constituído por bloco, estaca ou tubulão, por exemplo) e o maciço de solo envolvente sob a base e ao longo do fuste. Sua função é suportar com segurança as cargas provenientes do edifício.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

D A fundação direta é composta por estacas e fica diretamente em cima da rocha dura. Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

O que é alicerce e qual a sua importância?

Resumidamente, o alicerce de uma obra é a estrutura da construção em si. ... Há outra consideração importante para entender a importância de um alicerce: a fundação fica abaixo do solo. Em detalhes, o alicerce tem uma série de pontos que impedem que o imóvel venha a fundar no solo, que deve ser muito resistente.

Qual a profundidade de um alicerce?

A escolha do tipo de fundação Existem diversos tipos de fundação, como a superficial (que tem profundidade de escavação inferior a 3 metros e que costuma utilizar sapatas ou radier) e a profunda (profundidade maior do que 3 metros e que usa tubulões, estacas ou os chamados caixões).

O que é sapata rasa?

As sapatas são o tipo mais comum de fundações rasas no Brasil. Elas são elementos de fundação de concreto armado, e geralmente são executas em solos que apresentam uma boa capacidade de carga ainda nas camadas superficiais. Quanto ao formato da sapata, este pode variar de acordo com as necessidades de projeto.

Quais são as fundações superficiais?

Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.

Qual parâmetro define a fundação como rasa ou profunda?

Basicamente a definição de fundação rasa está ligada a profundidade de assentamento do elemento de fundação em questão. De acordo com a norma ABNT NBR 6122:2019, as fundações rasas consistem nos elementos de fundação dos quais a base está assentada em uma profundidade inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

O que é necessário para se criar uma fundação?

O Código Civil (Lei nº 10.406/02) dispôs no seu art. 62 que para criar uma fundação o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.