O Que Eletrlise Quais Os Tipos E Indique Exemplos?

O que eletrlise quais os tipos e indique exemplos

A eletrólise é muito utilizada na indústria, pois por meio dela é possível isolar algumas substâncias fundamentais para muitos processos de produção, como o alumínio, o cloro, o hidróxido de sódio, etc. Além disso, também é um processo que purifica e protege (revestimento) vários metais.


Descarga seletiva de íons

No chapeamento de prata, o objeto a ser banhado (uma colher, por exemplo) é usado como cátodo. Uma barra de metal prateado é usada como ânodo. E o eletrólito é uma solução de cianeto de prata (AgCN). Quando esse arranjo é conectado a uma bateria, os elétrons fluem para o cátodo, onde se combinam com íons de prata (Ag +) do eletrólito para formar átomos de prata (Ag 0):

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrando em Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento de métodos analíticos, metabolômica e espectrometria de massas no Laboratório de Biomoléculas e Espectrometria de Massas (LaBioMass), na mesma universidade.

A eletrólise é uma área de estudo da eletroquímica que trata de fenômenos físico-químicos para permitir a realização de uma reação de oxirredução não-espontânea a partir da aplicação de uma corrente elétrica contínua e de voltagem suficiente.

O que é uma célula eletrolítica?

O que é uma célula eletrolítica?

Alternativa correta é a letra B. No cátodo é de onde os cátions se desprenderam, sendo assim, há um ganho de elétrons nessa região. Consequentemente uma redução acontece.

A eletrólise se dá apenas com fornecimento de energia por meio de um gerador, como uma pilha, por exemplo. Para entender como ela acontece, observe o esquema a seguir:

Um exemplo prático é a eletrólise da água. Nesse processo, a eletricidade é utilizada para decompor a molécula de água (H2O) em moléculas de gás hidrogênio (H2) e gás oxigênio (O2).

UFMG: o guia completo!

Como você foi capaz de perceber, a eletrólise é um processo interessante e muito útil. A todo momento nos deparamos com materiais revestidos com substâncias metálicas — como bijuterias, ferramentas, utensílios domésticos e peças de automóveis. Agora, sabemos que tais materiais são, em geral, submetidos aos processos eletrolíticos.

Nesse caso, ao contrário da eletrólise ígnea, o cloreto de sódio (NaCl) dissolvido em água leva à produção de gás cloro (Cl2), hidrogênio (H2) e soda cáustica (NaOH).

Nesse tipo de eletrólise, são utilizados eletrodos inertes com alta resistência ao calor, como a platina ou a grafita. Esse método é empregado para a obtenção de alumínio, metais alcalinos e alcalinos terrosos. Por exemplo, através da eletrólise do cloreto de sódio (NaCl) fundido, obtém-se gás cloro (Cl2) no ânodo, que pode ser coletado em uma solução de soda cáustica (NaOH) para a produção de hipoclorito de sódio (NaClO), e sódio metálico no cátodo.

O que acontece durante a eletrólise?

O que acontece durante a eletrólise?

A eletrólise pode ser usada para outras finalidades que não a preparação de elementos. Um exemplo é o refino de cobre. Cobre muito puro é freqüentemente exigido na fabricação de equipamentos elétricos. (Uma pureza de 99,999% não é incomum.) A maneira mais fácil de produzir um produto dessa pureza é com eletrólise.

O equipamento usado para eletrólise de um composto consiste em três partes: uma fonte de corrente contínua (direta); dois eletrodos; e um eletrólito. Um arranjo comum consiste em uma bateria (a fonte de corrente) cujos dois pólos estão presos a duas tiras de metal de platina (os eletrodos), que são imersos em água à qual foram adicionadas algumas gotas de ácido sulfúrico (o eletrólito).

As pilhas e os processos eletrolíticos envolvem reações de oxirredução. Entretanto, cada um apresenta a sua particularidade. A pilha é um dispositivo que gera energia elétrica a partir da energia química. Para isso, a reação precisa ser espontânea nas condições do dispositivo.

Resumo do processo de eletrólise

Usos importantes incluem o seu papel na separação de metais de uma fonte natural, como o minério de cobre. Outros benefícios úteis para a eletrólise incluem a purificação de metais e a decomposição de compostos como a água.

Antes de finalizar os seus estudos, que tal acessar nosso blog e fazer alguns exercícios sobre eletrólise? Aproveite para se cadastrar gratuitamente no Stoodi e aprenda ainda mais sobre química!

Artigos Eletrólise

Grande parte desse elemento químico tem como origem fontes fósseis de energia, como o gás natural, em processos que liberam gases do efeito estufa na atmosfera. Estes processos geram os chamados hidrogênio cinza e hidrogênio azul.

É uma eletrólise onde há a dissociação de um composto iônico em solução aquosa. O eletrodo deve ser inerte. É necessário considerar a reação de autoionização da água, onde são produzidos íon H+ e íon OH-. O composto iônico é dissolvido em água, ocorrendo a formação de íons livres, que produzirão a corrente elétrica.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais

Tópicos deste artigo

A electrólise da água trata-se da decomposição de moléculas de água (H2O),com o objectivo de produzir oxigénio (O2) e hidrogénio (H2) através da passagem de corrente eléctrica pela mesma.

Essencialmente, essa equação diz que os elétrons são retirados dos íons de hidróxido e o gás oxigênio é produzido na reação. O gás oxigênio se esvai no ânodo, enquanto a água extra formada fica para trás no eletrólito.


Exercícios resolvidos sobre eletrólise

<br>
<strong>Exercícios resolvidos sobre eletrólise</strong>

Uma célula eletrolítica para refinar cobre contém cobre muito puro no cátodo, cobre impuro no ânodo e sulfato de cobre como eletrólito. Quando o ânodo e o cátodo estão conectados a uma bateria, os elétrons fluem para o cátodo, onde eles se combinam com íons de cobre (Cu 2+) no eletrólito:

Outro uso importante de células eletrolíticas está na eletrodeposição de prata, ouro, cromo e níquel. Galvanoplastia produz um revestimento muito fino destes metais caros nas superfícies de metais mais baratos, dando-lhes a aparência e a resistência química dos mais caros.

Quais os nomes dos polos positivo e negativo na eletrólise?

Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Aqui na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo. No entanto, nos dois casos, na pilha e na eletrólise, no ânodo há a oxidação e no cátodo há a redução.

Qual é o princípio de funcionamento das pilhas?

As pilhas atuais possuem esse mesmo princípio de funcionamento, em que um metal doa elétrons para outro, por meio de uma solução condutora, e é produzida a corrente elétrica. A diferença é que as pilhas usadas hoje são secas, porque não utilizam como eletrólito uma solução líquida, como ocorre na pilha de Daniell.

O que é uma pilha na química?

Pilhas ou célula voltaicas são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica por meio de um sistema apropriado e montado para aproveitar o fluxo de elétrons provenientes de uma reação química de oxirredução.

O que é eletroquímica o que ela estuda?

A Eletroquímica é um ramo da Físico-Química que estuda as reações em que há transferência de elétrons (reações de oxirredução) e a sua conversão em energia elétrica, bem como o processo contrário, isto é, a conversão de energia elétrica em energia química.

Para que serve a eletroquímica?

Todos envolvem processos químicos, espontâneos ou não, em que ocorre transferência de elétrons. A área que estuda esses fenômenos é a Eletroquímica, ramo da Ciência que beneficia as indústrias ao observar processos como o de corrosão, modificação de material em contato com o meio.

Qual a importância da Eletroquimica no nosso cotidiano?

A eletroquímica está muito presente no nosso dia a dia. Está presente basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores e muitos outros.

O que é uma reação de redução?

Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. ... A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.

Como é utilizado as pilhas no dia a dia?

“No dia-a-dia usamos os termos pilha e bateria indistintamente. ... A função primária de uma pilha é converter energia química em energia elétrica, por meio de uma reação espontânea de troca de elétrons entre duas espécies (eletrodos), geralmente metálicas.

Onde é usada a pilha alcalina?

São elas as responsáveis pelo funcionamento de computadores portáteis, relógios, telefones, calculadoras, rádios, e até na medicina, em marca-passos cardíacos. Vamos falar então da mais popular, a pilha alcalina.

Quais são os tamanhos das pilhas?

Os formatos mais utilizados são: o AA e o AAA. Utilizada em relógios de parede, brinquedos e lanternas, a pilha, de tamanho médio no formato AA ou 2A é a mais comum de todas.

Qual o tamanho de uma pilha AA?

“Depois, a cada redução de tamanho, ocorreu uma repetição da letra. O modelo AA, a pilha pequena utilizada em radinhos e walkmans, tem 14,2 por 50 milímetros. Já a pilha palito, a AAA dos controles remotos, mede 10,5 por 44,5 milímetros”, afirma Henrique.

Qual o tamanho da pilha D?

Uma pilha D ou R20 é um padrão de tamanho de pilha seca, com formato cilíndrico e um contato positivo em uma ponta e um contato negativo na outra, foi criada em 1898 pela National Carbon Company tendo 61,5 mm de comprimento e 33,2 mm de diâmetro.