O que causa crie secundria? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Um estudo descreve a lesão de cárie secundária como um fenômeno isolado, especificamente relacionado a presença de acúmulo microbiano cariogênico na interface dente-restauração.
O que é uma cárie secundária?
A cárie secundária ou recorrente (CS) caracteriza-se como uma lesão cariosa que se desenvolve ao redor de restaurações. Embora com etiologia semelhante a cárie primária apresenta-se como uma condição patológica diferenciada e possui fatores especiais relacionados ao nicho da restauração.
O que é cárie primária?
CÁRIE PRIMÁRIA, CÁRIE SECUNDÁRIA E CÁRIE RADICULAR O foco principal deve ser a conservação do esmalte e dentina desmineralizados, mas ainda não cavitados mesmo em volta de restaurações já instaladas.
Qual a relação entre a placa bacteriana e as lesões cariosas ativas?
Os autores concluíram que a presença de cavidade cariosa possuiu associação com a “atividade de cárie“ do indivíduo, ou incremento de novas lesões de cárie. Outros fatores avaliados na literatura quanto à sua associação com lesões cariosas proximais são a placa bacteriana e a condição inflamatória gengival.
Como tratar cárie radicular?
“Nesse caso, é necessária urgência no tratamento, com a remoção de todo tecido pulpar e a restauração do canal por materiais obturadores”, ressalta. Outras possíveis soluções para o problema da cárie radicular é o pino dentário, a prótese dentária fixa e a cirurgia plástica gengival.
Qual a diferença entre cárie e infiltração?
“No caso de uma infiltração, ocorrem defeitos marginais ou fraturas na restauração que levam ao acúmulo de bactérias e carboidratos fermentáveis na região entre a parede da cavidade (dente) e o material restaurador, o que causa a cárie”, alerta Rhianna.
O que é evidenciador de placa bacteriana?
O evidenciador de placa é uma tintura vegetal que pode ajudar a prevenir cáries e gengivite, através da visualização da placa bacteriana não removida, antes que ela se transforme doença instalada.
O que acontece quando o dente da infiltração?
A infiltração na restauração dentária acontece quando existe uma separação entre o dente e o material restaurador, promovendo a passagem de fluidos, íons, pigmentos e bactérias para seu interior. De acordo com o dentista, isso pode acontecer por fatores químicos, mecânicos ou biológicos.