Sociedade Estamental é uma forma de organização social na qual a sociedade não é dividida em grupos sociais separados uns dos outros por privilégios, sendo a estratificação social garantida pelo proprio Estado.
Os guerreiros, cavaleiros, senhores feudais eram todos nobres e chamados de bellatores. Eles se ligavam a outros nobres por meio de relações de vassalagem, ofereciam apoio militar e juravam fidelidade aos seus suseranos.
Os bellatores eram aqueles encarregados das atividades de defesa e ataques, ou seja, eram atividades militares. Eles eram os cavaleiros, nobres e os senhores feudais. Oratores eram os pertencentes da religião, aqueles que cuidavam de todas as questões da Igreja. Ou seja, eram todos os membros do clérigo.
A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.
A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. ... Geralmente, as terras eram dividas em três categorias elementares: o manso senhorial, o manso servil e o manso comunal. O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo.
Os grupos dominantes na sociedade feudal era o alto clero, sendo eles, os bispos, os altos sacerdotes, arcebispos e o próprio Papa. ... Em seguida na pirâmide da sociedade feudal, os suseranos (também conhecidos como senhores feudais), tinham grandes extensões de terras e um certo poder político-social na sociedade.
Cada feudo era dividido em 3 partes: Uma dessas partes se chamava Manso senhorial, que era onde ficavam os castelos dos Senhores Feudais. Outra Parte era o Manso Servil, que era onde os servos moravam e plantavam. A terceira parte era a terra comum tanto aos servos quanto aos senhores feudais.
As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal. Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo).
Manso Senhorial - eram terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos); ... Veja que a referida divisão possibilitava uma maior organização dos feudos tendo em vista a extensão dele e a dificuldade de administração.
Manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal,lá era onde se estabeleciam o castelo do senhor feudal,moinhos,o forno e a forja.
As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. ... Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo). Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal.
Cada feudo compreendia uma ou mais aldeias, as terras cultivadas pelos camponeses, as florestas e as pastagens comuns, a terra pertencente à igreja paroquial além da casa senhorial (Manor), que ficava na melhor terra cultivável. Pastos, prados e bosques eram usados em comum.
Baseada numa economia agrária e autossuficiente, ou seja, produziam tudo o que necessitavam, a economia feudal esteve dedicada ao consumo local e não às trocas comerciais. ... A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo, ainda que o artesanato fosse marcante.
Dizemos que o feudo era autossuficiente porque ele era autônomo, isto é, cada feudo possuía o seu próprio sistema, como se fosse uma cidade-independente. Cada feudo tinha as suas plantações, que geravam alimentos para a sobrevivência da população.
Significado de Feudo substantivo masculino Idade Média. Terra ou direito que o senhor concedia ao seu vassalo em troca de serviços e rendas; reunião ou conjunto dos servos que faziam parte dessa terra, dessa propriedade feudal.
O feudo era cedido por um poderoso senhor a um nobre em troca de obrigações e serviços. Quem concedia a terra era o suserano e quem a recebia era o vassalo. O vassalo, por sua vez, podia ceder parte das terras recebidas a outro nobre, passando a ser, ao mesmo tempo, vassalo do primeiro senhor e suserano do segundo.
Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período.
Feudalismo foi um sistema político-econômico baseado na organização de propriedade da terra (os feudos) que eram cedidos pelo senhor feudal ao seu vassalo. Tal organização social gerou uma descentralização do poder, vez em que os vassalos poderiam dividir suas terras se tornando também senhores feudais de menor porte.
As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise. ... Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais. Muitos romanos menos ricos passaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores.
O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. As terras e títulos de nobreza eram doadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas.
Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.
As principais características do feudalismo foram a descentralização política, o modelo econômico baseado na agricultura e a sociedade dividida em estamentos.
Economia de Mercado é um sistema em que a economia é controlada por agentes econômicos de iniciativa privada. ... Esse modelo tem como base os princípios do liberalismo econômico: propriedade privada, liberdade de comércio e produção, livre concorrência.
Resposta: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. ... O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
qual alternativa abaixo apresenta importantes características do período da pré história conhecido como idade dos metais(a) na idade dos metais os homens da pré história inventaram várias máquinas de ferro e bronze fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados .