EQST

O Que Bicho Mineiro?

O que é bicho mineiro?

Bicho mineiro é a principal praga do café O bicho mineiro (Leucoptera Coffeella) é a praga mais disseminada pelos cafeeiros do mundo, afetando as lavouras das Américas e da África. A principal consequência é que as plantas perdem áreas consideráveis de suas folhas, tornando-as mais fracas e comprometendo a safra.

Como matar bicho mineiro?

Controle: Utilizar inseticidas específicos, de modo que não prejudiquem os inimigos naturais, visto que o bicho mineiro é parasitado por um grande número de insetos. Outra medida adequada é a eliminação de ervas daninhas dos cafezais, o que diminui a ação da praga, sendo recomendada a capina racional dos mesmos.

Qual inseticida para bicho mineiro?

Revolux Nesta terça-feira, 24, o cafeicultor ganhou oficialmente mais um aliado para combater o bicho-mineiro. A Corteva Agriscience lançou o inseticida Revolux. Ele é composto por dois novos ingredientes ativos: espinetoram e metoxifenozida.

O que o bicho mineiro causa no café?

A lagarta do bicho-mineiro causa lesões nas folhas, deixando um vazio entre as duas epidermes, as populares “minas”. Essas lesões diminuem a área fotossintética e, em altas infestações, podem levar a uma grande desfolha que, quando acontece na pós-colheita, causa danos irreversíveis para a safra seguinte.

Qual a ordem do bicho-mineiro?

Lepidoptera Bicho-mineiro, Leucoptera coffeella, é uma pequena mariposa de coloração branco-prateada, pertencente a ordem Lepidoptera, com hábitos noturnos, a mariposa desta praga se esconde nas folhagens durante o dia, e só realiza suas atividades ao entardecer.

Como é feito o monitoramento do bicho-mineiro?

Deve-se contar o número de folhas com minas ativas, ou seja, com presença de larvas vivas nas minas (NFCMA). O número de folhas com minas ativas é utilizado para o cálculo da porcentagem de infestação. Deve-se contar o número de folhas com minas ativas, ou seja, com presença de larvas vivas nas minas (NFCMA).

Como combater o bicho-mineiro no café?

Para o controle cultural o cafeicultor dispõe de técnicas como uso de plantas de cobertura na entrelinha do cafeeiro que servem como abrigo para os inimigos naturais do bicho-mineiro. O uso de quebra-ventos, adubações equilibradas e espaçamentos mais largos também diminui a incidência dessa praga.

Como eliminar cercosporiose?

Diversas práticas de controle podem ser adotadas para o manejo da cercosporiose. Uma delas é o uso de semente certificada e tratada com fungicidas. Também se devem empregar mudas sadias, evitar o cultivo em áreas próximas que se tenha a cultura e/ou acelga.

Como acabar com a Cercospora?

Diversas práticas de controle podem ser adotadas para o manejo da cercosporiose. Uma delas é o uso de semente certificada e tratada com fungicidas. Também se devem empregar mudas sadias, evitar o cultivo em áreas próximas que se tenha a cultura e/ou acelga.

Quais os sintomas e a forma de controle da cercosporiose?

Cercosporiose: sintomas Os sintomas da doença caracterizam-se pelo tom castanho e aspecto linear retangular das lesões que, na maioria das vezes, são definidas pelas nervuras, sob condições de alta umidade relativa, ocorre esporulação, que dá às lesões a coloração acinzentada.