Assim como precisamos alimentar o nosso corpo diariamente, precisamos alimentar a alma e o espírito. Veja o que diz em Provérbios 17:22 “O coração alegre é como um bom remédio, mas o espírito abatido apodrece os ossos.” Com isso, podemos entender claramente a necessidade desse alimento diário!
5 estratégias para seu filho comer alimentos sólidos
Até o sexto mês de vida, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno. A partir dessa idade, o bebê ganha habilidades: aprende a sentar sozinho, sustentar a própria cabeça e mastigar.
Como lidar com a recusa
Entre 9 e 18 meses começa, geralmente, o processo de introdução da alimentação mais sólida, chamada também de alimentação da família.
Para o bebê, do sexto ao oitavo mês, o arroz precisa ser bem macio, uma papa. A partir do nono mês, o bebê passa a comer o arroz soltinho, exatamente como o dos pais. Isso significa que, nesses dois primeiros meses, temos duas boas alternativas. Preparar uma panela de papa, com mais água e mais tempo de cozimento.
Sugestão para alimentação da criança de 1 ano
Alimentação do bebê com 10 meses Os pais devem deixar ele comer sozinho e só no final é que devem dar o que ficou no prato com a colher. O bebê com 10 meses também deve começar a comer alimentos mais consistentes e que se desfazem na boca como a batata, a compota de pêssego ou pera, amassado e pedacinhos de pão.
A partir dos 9 meses de idade, o bebê já deve começar a tentar comer alimentos picadinhos, como carne moída, frango desfiado e arroz bem cozido, sem a necessidade de amassar bem todos os alimentos ou passá-los pela peneira.
Na alimentação do bebê com 11 meses é indicado:
Como estimular o bebê a andar: cinco dicas efetivas
A partir de um ano – Devem comer 12 colheres de sopa no mínimo ou uma xícara cheia até conseguirem consumir a porção de um prato infantil. Importante: É importante o acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento para ajustar quantidades e corrigir possíveis erros alimentares.
Os recém-nascidos começam a se alimentar lentamente durante os primeiros dois ou três dias de vida, consumindo entre 30 e 60 ml por mamada. Após os primeiros dias, a porção aumenta para 60 a 90 ml a cada 3 ou 4 horas. Se seu bebê dorme por mais de 4 horas, é recomendável acordá-lo para alimentá-lo novamente.
No caso do uso de fórmulas infantis, o ideal é de 700 a 1000 ml, dependendo da fase de lactação. Dos 6 aos 12 meses – De 500 a 600 ml, dividido em três vezes. De 1 a 6 anos – Um total de 600 ml, dividido em três vezes.
2Um bebê recém-nascido mama em média de 30 a 60 ml de leite a cada mamada. 3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Chega a uma média de consumo diário de 420 ml e 750 ml de leite.
Quanto é o suficiente?
Posição para alimentar com mamadeira Alimente seu bebê por livre demanda, colocando-o em posição semivertical. Nunca dê mamadeira com o bebê deitado, nem o ajeite na cama com mamadeira para evitar que se engasgue. Siga o ritmo dele, com as pausas de que ele precisar – você pode até mudar de lado durante a alimentação.